Bolsa brasileira tem dia de leve recuperação na “super quarta”, dia de decisão de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, a alta da Selic já é dada como certa. Nessa direção, nosso time de economia na Rico estima que a alta será de 1 ponto percentual, atingindo 11,75% ao ano.
O movimento de alta de juros reforça a tarefa do Banco Central de controle dos preços no país, em um momento de fortes pressões inflacionárias, com o IPCA tendo atingido 10,54% nos últimos 12 meses. Embora a meta do Banco Central seja de 3,5% para esse ano, nosso time calcula uma inflação de 6,2% ao final de 2022.
Nos EUA, foi anunciada nesta tarde a primeira alta de juros americana desde 2018. Agora, a taxa básica de juros no país será de 0,25% a 0,5% ao ano. A alta, que já era esperada pelos mercados, chegou acompanhada de um tom mais firme em relação ao combate a inflação no país. Sinalizando assim, que devem seguir na alta de juros ao longo do ano.
Após a divulgação do comunicado, a bolsa americana, medida pelo principal índice o S&P500, reduziu seus ganhos – movimento que também ocorreu em nossa bolsa brasileira ao longo da tarde.
Entre as commodities, destaque para a queda do petróleo, que volta a ser negociado abaixo dos $100,00, após atingir cerca de $130,00 na última semana com as tensões e risco da queda de oferta trazidas pela guerra da Rússia com Ucrânia.