Roberta Santoro, CEO do Mercado in Foco e colunista da CRC!News apresentou nessa semana a Jornada do Assessor de Sucesso, evento em que disponibilizou gratuitamente parte de seu curso.
Em duas lives de aproximadamente três horas — transmitidas pelo canal de YouTube do Mercado in Foco, a especialista tratou diversos temas técnicos e comportamentais. Veja a seguir os principais trechos do evento:
Primeiro dia
Roberta abriu a aula recapitulando os acontecimentos das lives que antecederam a Jornada e apresentando o que será oferecido aos espectadores nos dois dias de evento. “Os quatro passos básicos para que você, como assessor, entenda qual é o caminho na sua jornada de evolução. O primeiro é quando você chega, um movimento que requer muita coragem. O passo dois é o day one como assessor, depois que você sabe seu papel é colocar a mão na massa, entender a rotina, estratégias e planos”, disse a fundadora do Mercado in Foco.
O terceiro passo, conta Roberta, é a fase de explorar melhor as ferramentas, até chegar ao passo quatro: o day after. “Quando você já tem a sua imagem, segurança e credibilidade e começa a ser visto como autoridade”, explica Roberta.
Tic tac
A especialista ressalta a importância da otimização de tempo voltada para resultados. Roberta levou para os alunos técnicas para ter uma agenda eficaz. Outro ponto fundamental na jornada foi a maior assertividade na construção de um relacionamento. “Eu vejo que tem pessoas que tem medo inclusive de abordar um amigo”, conta Roberta.
Prospecção
Abordagens feitas especificamente para prospecção de clientes de alta renda também foram tema da aula. Fala, linguagem corporal e construção de relacionamento foram abordados, assim como construção de autoridade, conexão em alto nível com o cliente e a utilização de ferramentas certas para abordar clientes.
“A verdade é que você como assessor de investimentos é um hunter. Você vai estar o tempo todo atrás de conta ou de relacionamento?”, questiona a apresentadora, que logo em seguida responde: “Relacionamento”. Roberta conta que percepções equivocadas sobre o papel do assessor podem gerar obstáculos na evolução profissional.
Roberta apresentou ao final da transmissão a técnica Pomodoro, que consiste em fracionar o tempo de uma atividade de maneira a dar ritmo e aumentar a produtividade. A especialista sugeriu que os assessores usem o sistema para fazer suas cold calls, otimizando assim o tempo.
Segundo dia
Roberta levou ao público a segunda — e última — aula da Jornada do Assessor de Sucesso nessa quinta-feira (29). A live começou com uma recapitulação do que foi visto no dia anterior e logo após, Roberta resolveu o desafio proposto, na ocasião.
“Como você prospectaria o mais novo milionário do Brasil?”
Santoro provocou os alunos e pediu para mandar para ela a maneira como os assessores e aspirantes abordariam Arthur Aguiar, vencedor do BBB 22.
A apresentadora analisou cinco das diversas respostas enviadas, que foram projetadas na tela e comentadas ao vivo. Ela também se comprometeu a responder as demais de maneira privada posteriormente.
Em meio às análises dos comentários, Roberta apresentou alguns elementos fundamentais para uma abordagem de sucesso, usando, inclusive, técnicas de programação neurolinguística (PNL) e rapport. “Imagina a quantidade de pessoas que estão ligando para ele nesse exato momento. E eu sei que ele é uma pessoa desconfiada. Como eu sei disso? Eu me preparei”, ressaltou Roberta destacando a importância de conhecer a pessoa abordada.
Ela também questionou os espectadores sobre o que as pessoas têm que fazer para serem assessores de sucesso. “Tem a ver com planejamento, foco, propósito, inteligência emocional, disciplina, energia, resiliência, intensidade, conhecimento e persistência. Isso faz parte do seu dia a dia?”, provocou a CEO.
A frustração profissional também foi tema da live, Roberta compartilhou mensagens de pessoas que se decepcionaram com a profissão. A especialista no mercado financeiro reforçou a importância de não fazer a transição de carreira pelos motivos errados. “Eu estou aqui para fomentar a nossa profissão, mas não para compactuar com propagandas enganosas”, completa.
“A independência financeira é possível, mas não vai acontecer da noite para o dia. A natureza não dá salto”, concluiu Roberta.
Matéria publicada na edição 32 da revista CRC!News.