O setor de investimentos é um dos que mais cresceu nos últimos anos no Brasil. Com o aumento do número de investidores no mercado de capitais, que segundo dados da B3 — a bolsa de valores brasileira — ultrapassou a marca de 11,9 milhões de CPFs com investimentos em renda fixa e 5 milhões de contas abertas para negociação em renda variável, o mercado de trabalho relacionado ao segmento também tem se mostrado aquecido, principalmente para a carreira de assessor de investimento — conhecidos como AIs. Esses são os profissionais que atuam como consultores para investidores, responsáveis por apresentar para os clientes as melhores opções que o mercado de capitais pode oferecer para fazer o seu dinheiro render mais e auxiliá-los a chegar à tão sonhada independência financeira.
Segundo a Ancord (Associação Nacional das Corretoras de Valores), entidade responsável por certificar os assessores de investimentos — requisito da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para se exercer a profissão —, o número de profissionais atuantes que têm vinculação a escritórios de investimento saltou de 5.296 em setembro de 2017 para 20.310 em agosto de 2022, o que representa um salto de 283%.
“Hoje, a demanda por assessores supera muito a oferta de profissionais. Estimamos que o mercado brasileiro tenha capacidade de absorver até 200 mil assessores, número 10 vezes maior que o de certificados atualmente”, explica Eduardo Siqueira, sócio e responsável pela formação de novos AIs na Acqua Vero Investimentos, um dos principais escritórios de assessoria vinculado ao BTG Pactual, que abriu inscrições nesta semana para o seu curso estruturado de formação de assessores de investimento, o AVIN Formação de Assessores.
O objetivo é auxiliar quem chega à profissão a superar o principal desafio novos AIs, que é como buscar qualificação e experiência. Segundo Siqueira, embora haja essa demanda latente por profissionais, não está claro para quem está começando onde adquirir as habilidades necessárias para se dar bem na profissão. Sem uma forma sistematizada para aprender, até recentemente os profissionais precisavam trilhar seu próprio caminho, entre erros e acertos, em busca de crescimento, o que naturalmente leva tempo.
“Para ser um bom assessor, não basta conhecer o mercado de capitais e classes de ativos. É preciso desenvolver também habilidades comerciais, aprender a criar network, a entender os objetivos do cliente”, explica Siqueira. “É um universo de qualificações que torna a rampa de aprendizagem longa se você não tem um roteiro a seguir ou está em uma profissão que não tem relação com o mercado, fazendo uma transição de carreira, e precisa aprender tudo do zero.”
O AVIN Formação de Assessores chega justamente para suprir essa lacuna, trazendo 200 horas de conteúdos preparados pelos melhores profissionais do mercado, unindo conhecimentos técnicos, cases práticos e habilidades comerciais em um programa transformador para o mercado financeiro do país. Para poderem se dedicar 100% aos estudos e à nova carreira, os aprovados receberão uma bolsa de R$ 3 mil pelos primeiros meses e, como já atuarão na prática, estarão aptos também a começarem a montar suas carteiras de clientes e a receber comissões.
Modelo testado e aprovado
Conforme o sócio da Acqua Vero, o formato e os conteúdos já foram testados com sucesso no programa de trainees que a empresa realizou no primeiro semestre deste ano. Restrito ao Estado de São Paulo e para poucos participantes, o projeto foi um “piloto”, mas já resultou em seis novos assessores de investimento para a equipe da Acqua Vero. A AVIN Formação de Assessores, destaca Siqueira, terá participantes do Brasil inteiro deve trazer 100 novos profissionais para o mercado até 2023.
Os interessados em participar do AVIN Formação de Assessores podem se inscrever até dezembro. O o único requisito formal é ter a certificação da Ancord, o que possibilitará que, caso sejam aprovados e passem a cursar a escola, os novos assessores possam já aplicar os conhecimentos adquiridos na prática. Após a fase de inscrições, os candidatos passarão por dinâmica de grupo e entrevista pessoal. Segundo Eduardo, terão destaque aqueles que mostrarem “aptidão para vendas, ambição para crescer em um mercado competitivo e muita vontade de aprender.”
SAIBA MAIS
AVIN Formação de Assessores
Inscrições abertas para todo o Brasil até dezembro de 2022
Requisitos: certificação da Ancord
Informações e inscrições: expansao@acquavero.com.br
Sobre a Acqua Vero:
A Acqua Vero Investimentos nasceu em 2012 e, desde 2021, é sócia e parceira do BTG Pactual na missão de transformar o mercado de investimento brasileiro, oferecendo as melhores soluções financeiras e possibilitando a liberdade de escolha de acordo com o perfil de cada investidor. Hoje, a empresa conta com 23 times, mais de 300 profissionais, 10 mil clientes e mais de R$ 5 bilhões sob assessoria.
Desde 2021, a companhia passa por um processo de crescimento acelerado, tendo anunciado as aquisições da corretora De seguros All in Care, dando origem à AVIN Seg; da gestora Blue Griffin, dando origem à AVIN Asset; e expandindo o seu braço de serviços financeiros para empresas, a AVIN Corp.
O propósito da Acqua Vero Investimentos é transformar a maneira como as pessoas investem, auxiliando-as a alcançar seus objetivos financeiros com individualidade, excelência e olhar sempre no longo prazo.