A CEO do Mercado in Foco, Roberta Santoro, segue fazendo as lives de aquecimento para a Jornada do Assessor de Sucesso — que acontece nos dias 27 e 28 de abril. Para a conversa dessa segunda-feira (25), a especialista recebeu Tiago Feitosa, da T2 Educação, escola preparatória de certificações do mundo financeiro.
“Óbvio que ter a certificação é importante, mas se você pensar só nisso aquele papel não vale de nada”, provocou Tiago. O educador afirma que a teoria deve estar aliada à prática. “Você confiaria em um piloto que só tem a teoria, mas não tem horas de voo?”, ponderou. O empresário disse ainda que o processo de aprendizagem deve ser mais valorizado que o certificado em si. Roberta completou: “A certificação é um passaporte para você entrar, mas não garante que terá sucesso”.
As mudanças que vem acontecendo no setor também foram abordadas pela dupla na live. Uma delas foi a exigência da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) que, a partir de julho, passa a exigir o tema de ESG — ou ASG, em tradução para o português.
Para Tiago isso não reflete a velocidade que o mercado trata do tema, que já vem sendo debatido há mais tempo. O educador comentou ainda que a associação deve anunciar no ano de 2022 as mudanças no formato da prova.
Outra prova que deve passar por alterações é a da Associação Nacional das Corretoras de Valores (ANCORD), destacou Tiago. “Tão importante quanto eu saber que você passou na prova é saber que você se mantém atualizado”, completa.
Canais de conteúdo
Roberta ressaltou a importância dos profissionais estarem antenados em notícias, suas causas, efeitos e consequências. Acompanhar veículos de comunicação e entender como o mercado é afetado por isso é fundamental para o seu sucesso.
O Programa de Educação Continuada (PEC), da ANCORD, foi citado na live.
O sistema consiste em manter a certificação ativa por meio de pontos a medida que o profissional fizer cursos, palestras e seminários (entre outros), cadastrados no órgão regulador. “Do ponto de vista operacional, olhando de fora, precisa de alguns ajustes, é verdade. Mas é um sistema novo e como educadores, temos que promover e contribuir para melhorar”, pontuou Tiago.