Roberta Santoro, fundadora e CEO do Mercado in Foco, recebeu nessa quarta-feira (20) a estrategista de comunicação e marketing para executivos, Vivian Lopes. Na live que serviu de aquecimento para a Jornada do Assessor de Sucesso, as especialistas conversaram sobre o poder do personal branding na construção de autoridade.
“Você sabe como as pessoas te enxergam? Qual será a imagem que as pessoas têm sobre você?”, provocou Roberta no início da transmissão. “A partir da sua imagem, da forma como você é percebido, as pessoas começam a ter algum tipo de informação sobre você”, completa sobre a importância da comunicação não verbal para os profissionais.
Vivian, formada em Jornalismo, trabalhou por mais de 10 anos em assessoria de imprensa, preparando executivos para o contato com jornalistas. Logo na chegada do LinkedIn ao Brasil a profissional entendeu a importância da construção de marca para empresas e executivos. “Empresas querem parecer pessoas e pessoas querem parecer profissionais. Todos somos unidades de negócios e temos que ser CEOs das nossas trajetórias”, destaca.
A especialista usa como exemplo da importância da construção de marca a organização das gôndolas em mercados. “Você olha a prateleira, bate o olho e identifica uma marca pelas cores, pela embalagem. Quem conhece uma marca identifica em questão de segundos. Com o profissional isso é possível por meio do uso de plataformas, como o Instagram e o Linkedin”, pontua Vivian, Ela ressalta a importância de deixar sua marca com uma espécie de ‘degustação’, para que as pessoas conheçam o potencial do profissional.
Vivian provoca as pessoas na live a fazer uma busca de seu nome no Google, a jornalista diz que esse é um hábito comum em recrutadores, clientes e possíveis parceiros de negócios. Essa é uma maneira de entender como é a marca pessoal daquele profissional.
Roberta conta que essa foi a maneira como ela encontrou Vivian para essa live.
Por meio da sua construção de imagem nas redes sociais. Isso a fez entender que ela era uma pessoa qualificada para falar sobre o assunto.
Vivian sugere que a marca pessoal seja feita baseada nos pontos fortes de cada pessoa. Isso ajuda a ter bases sólidas e credibilidade. “A autoridade é construída, não é mágica”, pondera. Ela deixa como dica o livro “Descubra seus pontos fortes”, de Donald O. Clifton e Marcus Buckingham
A última live de aquecimento da Jornada do Assessor de Sucesso será transmitida nesta sexta-feira, 22 de abril, no perfil de Roberta no Instagram (@robertasantoromercado), às 20h. A inscrição para o evento oficial é feita pelo site do Mercado in Foco.