Ao decidir deixar a vida nos grandes bancos e pivotar a carreira para a assessoria de investimentos, trouxe na bagagem corporativa sólida experiência e destaque em grandes instituições. Já imaginava que a área escolhida traria muitos desafios, e por isso a escolha de sócios que compartilhassem os mesmos valores e objetivos seria essencial. Ao ingressar na sociedade do escritório RV4 Investimentos, com presença em São Paulo e em São José dos Campos, considerei como fatores decisivos a importância, respeito e destaque que os demais sócios sempre deram à presença feminina.
Com a migração, passei a fazer parte de um nicho seleto da população brasileira: a de mulheres que atuam como assessoras de investimentos, já que no Brasil apenas 22% dos assessores de investimentos são mulheres.
Desde então, a RV4 vem investindo fortemente para atrair e reter os talentos femininos e hoje se destaca com números muito acima da média nacional. Para se ter uma ideia, 44% do time do escritório é formado por mulheres e elas representam 40% do board da companhia. Criamos um programa de formação e desenvolvimento, chamado de Mentoria Pink RV4, exclusivo para as mulheres do escritório. São palestras, rodas de conversa, mentorias com mulheres de destaque de outros segmentos e incentivo na participação em eventos exclusivos para mulheres do mercado financeiro. Além disso, no ambiente físico do escritório, o bem-estar das mulheres é levado a sério como, por exemplo, nos banheiros que contam com itens exclusivos para o bem-estar do time feminino.
Quando a mulher encontra outras mulheres, liderando um negócio na área, há uma quebra no estereótipo de que este é um mundo apenas masculino. Assim, o incentivo às assessoras de investimentos traz estabilidade, confiança e independência para que haja o empoderamento de outras mulheres que buscam realizar os seus próprios projetos pessoais, tornando-se as principais protagonistas de suas vidas. A assessora que conhece e entende a realidade de cada cliente, pode oferecer o melhor produto, ou seja, aquele que está de acordo com suas necessidades, momento de vida e perfil.
Leia mais
CRC!News Talks traz bastidores do evento Por Elas
Por Elas! O Mercado sob a ótica delas – 1ª Edição. Vídeo.
Thais Almeida: “Pensar fora da caixa é fundamental para a evolução”
As mulheres da RV4 se destacam também em performance, como a assessora de investimentos Camila Oliveira, que hoje figura entre as 10 melhores profissionais no Ranking atual da XP Investimentos. Para ela, a experiência no banco proporcionou muito conhecimento, mas exigia um custo elevado para a minha vida pessoal. Hoje, Camila revela ter uma vida muito mais livre e equilibrada entre o lado pessoal e profissional.
A diferença salarial entre homens e mulheres ainda é muito grande. Dados divulgados pelo IBGE, em 2019, mostram que as mulheres ainda recebiam 77,7% do salário pago aos homens no Brasil. Com jornada dupla e recebendo remuneração inferior a um profissional do sexo masculino, as mulheres vivem cerca de oito anos a mais que os homens, sendo imprescindível dar o devido destaque ao tema da previdência complementar em sua vida. E, apesar de estatisticamente estudarem mais do que os homens, são elas que precisam administrar muito melhor os seus recursos financeiros, já que eles são mais escassos.
A RV4 também se preocupa em contribuir ativamente para a sociedade e vem promovendo educação financeira para meninas por meio de palestras, como a que foi realizada em outubro em parceria com o Rotary Club de Mogi das Cruzes para um grupo de 100 meninas em situação de vulnerabilidade e professoras de uma escola pública. Os sócios do escritório acreditam que, ao prepararem as meninas para a realidade que enfrentarão quando adultas, ainda que esperemos que vivam num mundo mais igualitário e justo, teremos mulheres com mais autonomia e consciência financeira.
A educação financeira é o principal caminho para desmistificar esse cenário. Seja através de palestras de formação ou conversas abertas, ensinar mais mulheres a investirem são estratégias importantes para reverter este quadro.
Os artigos publicados nesta página não refletem necessariamente uma opinião da CRC!News.
Texto escrito por Por Luciana Ikedo, Sócia da RV4 Investimentos e publicado na edição 62 da revista CRC!News, acesse e leia os principais destaques do setor.