Feliz 2023! Fazia tempo que não conversávamos, não é mesmo, meu caro Assessor, ops Advisor?!
Sim, a coluna Assessor de Sucesso está de cara nova, assim como a CRC!News com seu novo formato.
Tudo para que você, Advisor, possa estar cada vez mais bem informado de tudo que acontece em nosso mercado.
Do lado de cá, meu compromisso de continuar mantendo você atento aos desafios da profissão e do nosso mercado que tem passado por uma certa correção, eu diria.
Sim, depois do boom dos últimos 2 anos, 2023 será um ano de correção para receber o “novo mercado”.
A nova temporada do mercado, indica o momento de demissões, desistências e corrida pela eficiência.
Enquanto nos anos de 2021 e 2022 vimos o mercado crescer de forma acelerada e um tanto quanto desordenada, escritórios sendo agressivos em planos de expansão de filiais, contratações, fusões e contratos de exclusividade, 2023 vem para fazer seus personagens tropeçarem em uma nova realidade: desafio político-econômico, risco fiscal, juros de volta à casa de 2 dígitos, inflação alta, varejistas e seus credores, mundo em recessão, spreads cada vez menores e a velha dor do mercado: ausência de mão de obra qualificada.
É meu caro Advisor, nem tudo são flores no mercado financeiro. Mesmo com a grande expectativa do mercado com a entrada do sócio capitalista prevista para acontecer a qualquer momento, temos visto operações amargarem em déficits e forte desaceleração.
O fato é que, como todo mercado “growth”, essa correção se faz necessária para que não haja “distorção no preço dos ativos”, como vimos ocorrer num passado recente – o mercado inflacionado com a negociação entre passes de profissionais altamente disputados de forma completamente irracional.
Não podemos negar que, como todo mercado escasso, é comum que o preço dessas “negociações” chegue às alturas, uma vez que estamos sob o teto da lei da oferta e da procura, no entanto, temos que tomar cuidado para não irracionalizar essas conversas e acabarmos levando “gato por lebre”.
Dito isso, seja você Advisor, seja você Gestor, cuide para que cada decisão tomada, conduza você pelo caminho do progresso. Mesmo que você tenha que ajustar seu plano com números mais compatíveis à realidade, se você já ouviu falar na parábola do coelho e da tartaruga, prefira ser a tartaruga se quiser cruzar a linha de chegada e se manter “vivo neste ambiente”.
Roberta Santoro, 22 anos atuando no Mercado Financeiro com vasta experiência em liderança dos segmentos de Alta Renda e Wealth, Fundadora do Mercado IN Foco, realizadora do Top Advisor Day e co-realizadora do All Together, Pratictioner em PNL, Palestrante e Mentora. É criadora do Programa de Formação de Assessores e Especialistas de Investimentos em busca de alocação e aceleração de resultados e do Programa de Gestão e Liderança de Líderes e aconselhamento à Sócios Fundadores.
Contato: robertasantoro@mercadoinfoco.com
Linkedin: Roberta Santoro Mercado
Instagram: Roberta Santoro Mercado
Os artigos publicados nesta página não refletem necessariamente uma opinião da CRC!News.