O mercado financeiro é muito abrangente, é possível atuar em diferentes cargos e de diversas maneiras. Justamente por essa amplitude, é necessário que o profissional defina seu objetivo de trabalho e tenha clareza sobre todas as atividades que vai ou pode desempenhar em uma determinada área, para assim dedicar seu tempo na construção de autoridade, especialização, estudo e aperfeiçoamento, não apenas em certificações, mas no desenvolvimento de habilidades e aprendizado técnico que o auxiliarão na ascensão da carreira.
Após traçar planos profissionais, uma maneira de realizar essas metas é compreendendo o lugar que trabalha, seja ele a Bolsa de Valores, o banco ou uma instituição financeira. Além disso, entender como os investimentos funcionam na prática é uma forma de ter mais segurança na hora de lidar com o cliente. Assets vem se destacando no mercado financeiro, por isso resolvi abordar na #SaiaDaSuperfície dessa semana as certificações necessárias para quem deseja trabalhar com fundos de investimentos, de forma não comercial.
Uma asset management é uma empresa que administra e faz a gestão dos ativos de seus clientes, ou seja, uma gestora de investimentos. Supervisionada pela CVM, atende o investidor pessoa física, institucional e o setor público, trabalhando de forma independente na hora de indicar investimentos, monitorando e coordenando a rentabilidade deles e diversificando a carteira de cada cliente de acordo com o seu perfil e objetivo.
Entre as certificações que capacitam para trabalhar com fundos de investimentos estão: CFG, CNPI e CGA. A Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão (CFG) é uma boa opção para aqueles que querem começar a lidar com fundos de investimentos ou acelerar a carreira na área de gestão de recursos de terceiros porque oferece o conteúdo técnico do setor, diferencial para desempenhar cargos em empresas de asset. Esse título também é pré-requisito para obter a CGA, entretanto, não é obrigatória para nenhuma função e não habilita o profissional a se tornar gestor.
O Certificado Nacional do Profissional de Investimentos (CNPI), da APIMEC, é uma opção para aqueles que atuam no mercado financeiro com análise e recomendação de ativos, é obrigatório pela Comissão de Valores Mobiliários para os analistas de valores mobiliários. No contexto das assets, esse título auxilia na análise dos ativos que o fundo de investimentos pode, ou não, comprar.
Para aqueles que já possuem experiência no mercado financeiro e vão gerir fundos, um desafio da área, ter a Certificação de Gestores ANBIMA (CGA) permite trabalhar com gestão de recursos de terceiros em fundos de investimentos como renda fixa, ações, câmbio, multimercado ou fundos de índice. É exigida para profissionais em cargos com poder de decisão de compra e venda dos ativos financeiros em carteiras de investimentos.
Outra certificação, mais operacional, é a PQO – Back Office ou Programa de Qualificação Operacional, desenvolvida pela B3 para reconhecer o conhecimento dos profissionais da área gerencial da Bolsa de Valores e que auxilia a trabalhar com custódia e escrituração dos fundos de investimentos, podendo ser um pré-requisito para um cargo específico.
No universo dos fundos de investimentos, os caminhos propostos pelas certificações são inúmeros. Mais uma vez, a dica é ter foco no objetivo profissional e, com isso em mente, se especializar. Os títulos são fundamentais, mas a bagagem é importantíssima, então, trace metas e coloque-as em prática. No @t2educacao você encontra conteúdos atualizados para te auxiliar na ascensão profissional e no meu Programa Fincast recebo os maiores especialistas da área que compartilham suas experiências e te ajudam a construir uma carreira de sucesso! Está na hora de se destacar!
Tiago Feitosa é matemático, pós-graduado em Negócios Bancários pela FAAP e professor fundador da T2 EDUCAÇÃO, escola voltada para a educação e formação de profissionais de mercado financeiro. Tiago já preparou mais de 70 mil alunos para os exames de certificação ANBIMA e Ancord, e possui certificação CEA, AAI, CFP®, CNPI e CFG. Em sua coluna #SaiadaSuperficie ele abordará dicas, análises e discussões importantes para os profissionais que já atuam ou querem construir uma carreira de sucesso inabalável no mercado financeiro.
Instagram: @t2educacao;
Portal: https://t2.com.br/;
Youtube/Fincast: https://www.youtube.com/watch?v=hhoJYOJbakc&list=PLpDoIofcp9Y5RVR3z1jm8o3TmBWUFLxCi;
Os artigos publicados nesta página não refletem necessariamente uma opinião da CRC!News.
Leia na íntegra a coluna #SaiaDaSuperfície por Tiago Feitosa, fundador da T2 Educação, na edição 63 da revista CRC!News.