
Durante uma entrevista bastante enriquecedora e sensível com uma mulher do mercado de assessoria para uma matéria aqui na revista, me deparei com um assunto que precisávamos jogar uma luz e explorar melhor: a presença das mulheres no mercado financeiro. Apesar de pouco tempo escrevendo sobre esse mercado, senti a necessidade de ir mais a fundo nessa temática.
Engraçado pensar isso agora, depois do que fizemos nesta quinta-feira, mas a princípio queria apenas trazer algumas mulheres para discutir esse assunto nas lives de quarta-feira que realizo no Instagram da CRC. Conversas vem, conversas vão e encorajada pelo Erich Decat, decidimos fazer disso um evento.
Em uma jornada de mais ou menos quatro meses, comecei a entrar em contato com mulheres de diversos escritórios e frentes diferentes do mercado e encontrei minha primeira parceria para esse projeto, a Katya Treiger, sócia-fundadora da Toth Capital. Desenhamos exatamente o que esperávamos de um evento como esse. Escolhemos os temas mais quentes, os assuntos que, nós como mulheres, gostaríamos de discutir e ouvir de outras mulheres incríveis do mercado financeiro.
E vou contar para vocês: tirar o evento do papel não foi tão simples como imaginei. Apesar de até ter encaixado painéis pensando em temáticas que algumas profissionais já falavam, o mais difícil de tudo foi encontrar um local para podermos reunir todas essas mulheres. Aí que entram nossos outros três parceiros e co-realizadores. Por meio do Wallas Lopes, conhecemos a Sophia Annicchino, sócia da Bloxs Investimentos, que nos indicou o espaço do escritório da Titanium, que faz parte do grupo MK Bank junto com eles. E está aí uma parceria de sucesso!
Poder escrever esse texto agora, depois que tudo saiu dentro do esperado é um alívio. Aliás, muito mais do que o esperado. As pessoas que estiveram presentes não me deixam mentir. O olho chegou a encher d’água quando, em certo momento, a Mari – ela me deu essa licença de chamá-la assim – pediu o microfone para dividir as suas impressões do evento. Em suas palavras, ela ficou extremamente encantada em ver tantas mulheres compartilhando histórias e assumindo o papel que nasceram para assumir. Ela foi uma das convidadas para estar em um painel em nome da Alpes Investimentos e acabou negando por, segundo ela, não se sentir confortável em estar nessa posição de painelista.
Leia mais
Por Elas! O Mercado sob a ótica delas – 1ª Edição
Por que mulheres são importantes no mercado de assessoria de investimentos?
Camila Varo: “Saber suportar o processo é o caminho para chegar onde quer”
Vê-la tomar a iniciativa de pegar o microfone, deixar seu recado e encantar todo o público foi, para mim, o ponto alto do evento. Como organizadora, o que a gente espera é que o objetivo seja cumprido, e ver esta atitude me preencheu de uma maneira inexplicável. Quando me perguntarem do Por Elas, vou me lembrar desse momento com muito carinho.
E olha, a Mari não se emocionou à toa. O dia foi rodeado de mulheres incríveis que contaram um pouco sobre as suas experiências no mercado e mostram sua autoridade naquilo que se propõem a fazer, provando que o lugar das mulheres é, de fato, onde elas quiserem.
Confesso que um dos objetivos que eu tinha para o evento, de trazer homens para essa conversa, não atingiu – ainda! – as minhas expectativas. Mas, os que estiveram presentes se propuseram a escutar e contribuir para que as mulheres tenham cada vez mais espaço e se sintam confortáveis no mercado financeiro. É assim: devagar e gradualmente. Fica como objetivo central para um próximo.
Tiro para mim, como uma jovem profissional no início de carreira, lições valiosíssimas de persistência, paciência e muita, muita força para me manter firme e continuar lutando pelas pautas que acredito.
O próximo evento eu não sei dizer quando vem, mas com os feedbacks que recebemos eu posso garantir, sem dúvidas, que virá. Vida longa ao Por Elas!

Texto publicado na edição 54 da revista CRC!News, por Juliana Caveira, acesse e leia a edição completa.