Por Isabela Jordão
A pergunta em si mesma é a razão do artigo (quanto à resposta, não espere encontrá-la aqui). Quem é assessor deve estar acostumado com tantas perguntas do gênero, mas me intrigou bastante receber o mesmo questionamento de diferentes pessoas desde as vésperas do fim do período de adesão ao programa NuSócio – no início de dezembro – até o recuo das ações e BDRs da fintech para cotações abaixo do preço do IPO.
A surpresa das perguntas foi boa, não nego. É aquilo, amiga jornalista do mercado financeiro é endereço certo para esse tipo de dúvida. Por outro lado, como de praxe para todo jornalista que se preze, amigo nunca é só amigo: é fonte. Dessa forma, se a experiência de ser questionada de maneira similar por diferentes amigos do mesmo núcleo fosse revertida para o formato clássico de entrevista jornalística, a resposta seria unânime: “tenho interesse em conhecer o mercado financeiro”.
Ora, não pressuponho que todos os interessados nos “pedacinhos do Nubank” de fato investiriam. Entretanto, o próprio surgimento das perguntas já sinaliza mudanças no ambiente. Me recordo que, antes do programa de investimento da fintech brasileira, o pequeno contingente de conhecedores do mercado dentro do mesmo núcleo de amizades do parágrafo anterior era menor, e incluía sim alguns interessados em renda variável. Entretanto, os outros conhecedores só o eram devido a testemunhos de conhecidos que quebraram ao tentar fazer day trade ou operar Bitcoin.
Confira a íntegra na revista CRC! News desta semana.