Por Filipe Portella, COO e sócio fundador da Monte Bravo
Sociedade é assunto que rende muito e sobre o qual eu recebo muitas perguntas no dia a dia, já que temos uma partnership há 11 anos e com mais de 100 sócios.
O que levar em consideração quando você escolhe com quem vai construir uma empresa?
Vou compartilhar o que eu aprendi nesses mais de 11 anos de Monte Bravo: encontre alguém que partilhe dos mesmos sonhos e valores que você. Sem isso, a sociedade não vai longe. Quando Pier Mattei e eu nos conhecemos, nos aproximamos justamente por este ponto. Nós tínhamos – e seguimos tendo – motivações muito semelhantes. Queríamos construir algo melhor para o cliente e, ao longo do caminho, compartilhar a empresa com pessoas que se comprometessem tanto quando nós, sempre focados no cliente e em construir o melhor para o todo, sem agenda pessoal.
Meus sócios são as pessoas de quem eu mais discordo em toda a empresa! E esse é justamente o nosso papel. Discutimos, pontuamos nossas visões e sabemos que, no fim, chegamos a um consenso e nos comprometemos com isso. Afinal, temos em mente sempre o melhor para a empresa, mesmo que de formas diferentes. Nós aprendemos a ceder. E as diferenças de pensamentos nos ajudam.
E, vou te falar: conforme o negócio cresce, só fica mais difícil. Temos dificuldade em largar alguns processos, em não estar tão próximos em outros, em entender que não vamos ver mais tudo que acontece nos mínimos detalhes. É difícil aprender a confiar em muitas pessoas que vão chegar no meio do nosso sonho. Por isso a partnership é tão importante. Ela alinha mais pessoas, que na maioria das vezes chegaram – e chegarão – no meio do caminho, mas que compartilham também dos mesmos valores e sonhos para o futuro do negócio que nós, que fundamos a empresa.
Encontre pessoas que você admira e que te estimulem a ser melhor, sempre. E seja essa pessoa em troca. É fácil? Não, muito pelo contrário. Mas você amadurece no caminho.