Você já parou para pensar se você faz diferença no mercado da Assessoria de Investimentos?
Para construir uma carreira realmente lucrativa no mercado financeiro como Assessor de Investimentos, você precisa encontrar uma forma de se destacar e de não ser apenas mais um profissional igual a todos os outros. Dessa forma, será muito mais fácil captar e fidelizar clientes.
Por isso, se você está começando a sua carreira nesse mercado, eu recomendo que leia esse texto antes de tudo.
Agora se você já é Assessor, você já deve ter percebido que existem pouquíssimas diferenças nas propostas das diferentes corretoras. Portanto, você já deve imaginar que entre os profissionais essa diferença é menor ainda. E esse é um dos principais motivos para que os clientes troquem de Assessor toda vez que outra corretora oferece um produto mais vantajoso.
Então a grande pergunta de hoje é: por que um cliente deve investir com você e não com qualquer outro profissional?
Pouquíssimos Assessores oferecem um planejamento para os seus clientes. E quando eu falo de planejamento, eu estou falando sobre um passo a passo que demonstre o começo, o meio e o fim do processo do seu cliente de investir para alcançar um objetivo, que pode ser comprar uma casa nova, alcançar a independência financeira, entre diversos outros.
A maior parte dos profissionais trabalham com base em performance. E, apesar de às vezes parecer que sim, essa não é a função de um Assessor de Investimentos.
A real função do Assessor é organizar os investimentos do cliente para que ele consiga alcançar o seu objetivo sem ter grandes problemas no meio do caminho. Por isso, o que você realmente precisa fazer é intermediar esses problemas e buscar soluções.
Além do planejamento e de cultivar o seu relacionamento com o cliente, também é importante que você mostre para ele qual é o diferencial que ele vai ter ao se tornar um cliente private ou exclusive com você. Isso tudo porque qualquer Assessor pode oferecer um bom produto, então o seu diferencial não pode estar nas taxas.
Você precisa ser o guia do seu cliente. Quanto mais próximo você for do seu cliente, mais diferente você vai ser. É por isso que eu digo que a chave para se diferenciar é apresentar uma metodologia exclusiva para planejar os investimentos e buscar formas de encantar o seu cliente para fazer com que ele se sinta único.
Então, se você quer aprender mais sobre essas ferramentas de encantamento e fidelização do cliente, você precisa entrar na Escola Método do Assessor. As matrículas estão abertas até o dia 16 de maio.
Espero que esse texto tenha te trazido alguns insights. E, por último, quero te falar que eu estou disponível no Instagram (@rsilva.aai) para bater um papo.
Leia a coluna Vida de Assessor por Ricardo Silva na edição 34 da revista CRC!News.