Roberta Santoro, sócia fundadora do Mercado IN Foco e Especialista em Investimentos
Roberta Santoro: Olá meu caro Assessor e minha cara Assessora, fazia tempo que não nos víamos por aqui. As últimas semanas foram bem intensas e estávamos envolvidos em eventos, como este último da InvestSmart e o lançamento da minha nova turma do Programa de Formação de Assessores.
Eu adoro esses eventos, apesar de muito trabalho para quem está envolvido nos bastidores, é um momento de muita troca, muita conversa, conhecer gente nova, ampliar network e também, ouvir muitos desabafos.
Já faz um tempo que eu alerto sobre a atração de profissionais pelos motivos errados. Diariamente eu vejo profissionais que me procuram, chegando e, acredite, deixando a profissão, porque se sentem frustrados, enganados, decepcionados e até mesmo, questionados sobre a sua capacidade profissional.
Talvez você não tenha ideia dos efeitos colaterais disso. Que vão desde expectativas frustradas, perdas financeiras e para mim, o pior deles, abalos emocionais, muitas vezes, irreversíveis.
Eu tenho a oportunidade de conhecer de perto os dois lados desta moeda. E vou dividir com você o que tem acontecido para assim, quem sabe, evitar que daqui para frente você, que é um Sócio Fundador, Líder, Head, ou até mesmo executivo de plataforma, possa refletir sobre isso internamente e buscar meios de resolver esses problemas estruturais.
Vamos retornar alguns anos atrás, quando começamos a ver o movimento acelerado de crescimento do mercado independente. Eu diria a você que esse movimento começou a ser mais perceptível de 2018 para cá e se intensificou durante a crise que atravessamos por conta da pandemia.
Você já deve ter ouvido que crises vem para acelerar processos que já estavam em curso, e foi exatamente o que aconteceu por aqui. Vimos o nosso mercado crescer 10/20 anos em apenas 2 anos, e esse movimento tende a crescer ainda mais a partir deste ano.
Confira a matéria na integra na revista digital desta semana.