A gestão de patrimônio precisa se concentrar em construir relacionamentos sólidos com os clientes, desenvolver soluções inovadoras e aproveitar dados e tecnologia para oferecer serviços personalizados.
Para orientar esses esforços, aqui vão 3 tendências de growth em Wealth Management, de acordo com relatórios recentes da McKinsey & Company e Refinitiv:
1. Olhar para segmentos de investidores de rápido crescimento
É importante manter no radar novos perfis de investidores que estão surgindo.
- A próxima geração de clientes: a geração Z é a primeira a ter crescido em uma economia globalizada, isso implica em uma compreensão ampla sobre inflação e busca por soluções financeiras mais seguras e sustentáveis. Eles também são mais conscientes do impacto ambiental e social de suas escolhas financeiras, de suas escolhas financeiras, e seus comportamentos de consumo e investimento são afetados diretamente por fatores como a recessão, aumento da inflação e até mesmo a pandemia;
- Mulheres: o debate sobre como aumentar o número de investidoras vem ganhando força no mercado financeiro. Apesar das dificuldades, o volume de mulheres que afirmaram ter alguma aplicação financeira avançou de 28% em 2021 para 33% em 2022.
2. Atender a novas necessidades
A maioria dos investidores não está satisfeita com a abordagem genérica e padronizada adotada pelo setor de gestão de patrimônio nos últimos anos, que se baseia em critérios como idade ou valor dos ativos. Em vez disso, os clientes buscam serviços hiperpersonalizados.
- 64% dos millennials e 51% dos investidores entre 35 e 54 anos estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços de investimento feitos sob medida;
- A pandemia acelerou a adoção digital entre os clientes, incluindo idosos, e o acesso omnichannel se tornou essencial;
- Hoje existem ferramentas, como o GorilaCORE, que permitem que escritórios organizem suas informações para criar análises e relatórios personalizados, oferecendo uma experiência única para seus clientes.
3. Novos produtos expandem as formas de atender os clientes
Em todas as indústrias, a transformação surge da introdução de novos produtos.
- Dados da Refinitv apontam que 51% dos investidores globais estão familiarizados com investimentos sustentáveis. Além disso, investimentos alternativos, como criptomoedas, NFTs e ativos tokenizados, juntamente a aplicações em private markets, vêm ganhando popularidade.
Quais outras tendências de crescimento você enxerga nesse mercado?
Texto escrito por Guilherme Miziara da Gorila.
Leia também
O papel estratégico das squads de tecnologia na transformação digital de instituições financeiras
Nord Wealth põe o pé na estrada em busca de R$ 4 bi em aconselhamento
Ex-XP assumem comando de corretora e querem levar IA aos assessores