Trabalhar no mercado financeiro exige algumas competências que podem ser adquiridas e desenvolvidas ao longo do tempo. Habilidades de comunicação, vendas e inteligência emocional são diferenciais que, independente do seu nível de conhecimento, te colocam mais próximo de uma posição de destaque profissional, principalmente diante de desafios que solicitam adaptações rápidas, equilíbrio e posicionamento claro diante de dificuldades, o que é comum nesse segmento.
Independente de onde, como e quando, as certificações são a porta de entrada para quem quer atuar no mercado de capitais, não somente por serem obrigatórias para alguns cargos, mas também por darem ao profissional bagagem e domínio para lidarem com produtos de investimentos, clientes e a própria B3. De acordo com dados da Ancord, no fim do primeiro semestre 19.531 assessores de investimentos foram aprovados no exame e mais de 15 mil já estavam vinculados a uma instituição financeira. Com um número elevado de profissionais certificados, muitos ainda se perguntam o que fazer depois de obter o título, então, a #SaiaDaSuperfície dessa semana é sobre qual seria o próximo passo nessa jornada no mercado.
A orientação de ouro para quem quer construir carreira e está com a certificação em mãos é investir em posicionamento, e isso não quer dizer ter dinheiro e gastar e sim disponibilizar tempo e dedicação para melhorar e elaborar o currículo, entender as ferramentas para ampliar sua rede de contatos no mercado, apresentar um perfil no LinkedIn, ter ciência de suas aptidões e usá-las a seu favor, como empatia, agilidade, conhecimento de produtos financeiros e bom relacionamento com seus clientes.
Quem vive o dia a dia nesse mercado sabe que um bom networking é fundamental para trocar informações que vão resultar em oportunidades para seus investidores. Colaborações são importantes, ainda mais num segmento que trabalha com volatilidade, então, nutrir contatos é relevante para constituir relacionamentos que valem a pena na sua jornada.
Leia
Certificações: o que você precisa saber para não apenas acumular títulos
Exclusivo – Anbima vai adaptar certificações e incluir questões de sustentabilidade
CRC!News Talks – Tiago Feitosa fala sobre as certificações na profissão AAI
Além disso, o profissional desse segmento deve estar em constante transformação. Portanto, se você já obteve sua certificação, pense em qualificações, que podem ser outros títulos que auxiliarão na carreira, de acordo com o cargo que almeja e o perfil de clientes que busca atender, até cursos livres que proporcionem técnicas e ajudem no seu próprio aperfeiçoamento, por exemplo, oratória, matemática financeira, apresentação de produtos, inglês, entre outros. Estar atento a tudo que pode desenvolver sua carreira é imprescindível para se tornar um profissional inabalável.
Por fim, distinto é aquele que está em permanente aprendizado, seja da atual situação do mercado, de sua atividade, dos desejos de seus clientes ou de suas competências. Portanto, estudar deve ser um hábito, porque vai te dar bagagem para se posicionar, fornecer domínio da sua área e mostrar seu comprometimento com os consumidores do negócio.
Quer outras dicas e conteúdos que vão auxiliar você a ter uma carreira de sucesso? Dá uma conferida no @t2educacao, sempre trazendo assuntos pertinentes para aqueles que atuam no segmento. No meu Programa Fincast eu converso com os maiores especialistas do mercado sobre suas experiências, que podem ajudar você a se destacar. Te vejo lá.
Tiago Feitosa é matemático, pós-graduado em Negócios Bancários pela FAAP e professor fundador da T2 EDUCAÇÃO, escola voltada para a educação e formação de profissionais de mercado financeiro. Tiago já preparou mais de 70 mil alunos para os exames de certificação ANBIMA e Ancord, e possui certificação CEA, AAI, CFP®, CNPI e CFG. Em sua coluna #SaiadaSuperficie ele abordará dicas, análises e discussões importantes para os profissionais que já atuam ou querem construir uma carreira de sucesso inabalável no mercado financeiro.
Instagram: @t2educacao
Portal: https://t2.com.br/
Youtube/Fincast: https://www.youtube.com/watch?v=hhoJYOJbakc&list=PLpDoIofcp9Y5RVR3z1jm8o3TmBWUFLxCi
Os artigos publicados nesta página não refletem necessariamente uma opinião da CRC!News.
Leia na íntegra a coluna #SaiaDaSuperfície por Tiago Feitosa, fundador da T2 Educação, na edição 51 da revista CRC!News.