Alinhada com as tendências ESG, a 3R Investimentos está lançando o FIDC 3R Educacional, produto com caráter social e na área de educação – o primeiro do mercado com este foco e voltado para crédito.
O FIDC (fundo de investimento em direitos creditórios) tem como objetivo a compra de carteiras no segmento educacional oriundas dos recebíveis decorrentes de contratos privados de financiamento ou contratos de prestação de serviços educacionais, praticados por universidades que integram a Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC).
A primeira carteira de ativos do fundo é composta por recebíveis de duas instituições – a UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul (RS) e a UNIFEOB – Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos, de São João da Boa Vista (SP).
“Estamos comprando carteiras já constituídas pelos próprios programas de financiamento das universidades. São créditos que a instituição dá para alunos que potencialmente não conseguiriam estudar se não tivessem esse crédito. Isso tudo sem intermediação de instituições financeiras, o que acabaria elevando os custos. Estamos proporcionando mobilidade social e facilitando a expansão dos programas de financiamentos próprios das Universidades Comunitárias”, conta Adriano Bernardi, sócio da 3R e responsável pela área de Produtos Estruturados. “Estamos começando de forma pequena, com pé no chão e com intuito de construir relações duradouras”, acrescenta.
O FIDC 3R Educacional se enquadra como fundo social pela categoria de ativos sociais dos Social Bond Principles (SBP), que visa gerar benefícios às pessoas vulneráveis devido à falta de acesso a bens e serviços essenciais e de qualidade, como educação, treinamentos vocacionais e financiamento.
A criação contou com consultoria da SITAWI, organização brasileira que mobiliza capital para impacto socioambiental positivo. A instituição utilizou seu método proprietário de avaliação, que se baseia na regulação da Sustainable Finance Disclosure Regulation da União Europeia, que entrou em vigor em março. “O fundo reforça a estratégia da 3R de investir em ativos que contribuem para ampliar oportunidades aos grupos subatendidos, consequentemente gerando benefícios sociais de curto e longo prazo para a sociedade”, explica Adriano Bernardi, sócio da asset.
Outro ponto a ser destacado é que o FIDC 3R Educacional está alinhado com o Artigo 11 do Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais das Nações Unidas, bem como contribui para o atendimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. São eles: ODS 1 (Erradicação da Pobreza), 4 (Educação de Qualidade), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 10 (Redução das Desigualdades). O objetivo nessa primeira série do FIDC é uma captação de R$65.000.000,00, sendo que a subordinação (20%) será integralizada pelas próprias universidades.