No mês de outubro a W4 Capital, escritório plugado à Modal, completou seu primeiro ano de existência. Fundada por Camila Furlani, Bruno Vieira, Regiane Gibaile e José Cleano, a assessoria está localizada em Sorocaba, interior de São Paulo, e prevê um segundo ano tão desafiador quanto o inaugural.
“O maior desafio que tivemos até hoje foi montar a equipe e atrair pessoas para dentro da operação. E ainda vem sendo nossa maior dificuldade. Quando se trata de iniciar um escritório do zero, a questão de formar gente, criar processos, entender a dinâmica do parceiro é bem complexa”, explica Cleano em entrevista à CRC!News.
Sobre a composição e formação da equipe, o sócio conta que, para a estruturação de áreas do escritório, como a mesa de renda variável, mesa de renda fixa e demais setores, foi necessário trabalhar forte. A solução encontrada foram as quatro pontas da sociedade se dividir para cada um atacar em uma frente.
Para esse segundo ano, a W4 vem investindo na parte de PJ, trazendo para a equipe um head especializado em atender empresas. “Começamos essa nova fase muito otimistas. Já passamos a arrebentação, a burocracia, a fase de entendimento de negócio, a parte jurídica, a parte contábil, a parte regulatória, mostrando que nosso negócio é muito forte”, analisa.
No primeiro ano, a Modal teve papel fundamental para o escritório acelerar e se desenvolvimento rapidamente. Com o acompanhamento de perto e a expertise dos profissionais da corretora, a W4 pôde ganhar fôlego e bagagem necessárias para avançar no mercado e assumir uma boa posição na região em que atua.
“Miramos a praça de Itu para o próximo ano, mas com cautela. Já vimos alguns modelos de escritório que expandiram muito rápido, tiveram problemas na operação e precisaram recuar. Isso gera prejuízo, perda de tempo… Por isso, temos um pouco mais de critério, até porque o mercado hoje já está mais agressivo. Não é um oceano azul como antes. Hoje, as boas praças já estão sendo muito bem atendidas. Cada vez mais a expansão vai ter que ser estratégica, como no jogo de tabuleiro War: precisa ganhar territórios para poder expandir”, conta Cleano sobre os próximos passos.
Outra área que a W4 deve começar a trabalhar melhor, principalmente com o avanço no interior de São Paulo, é o agronegócio, visto por eles como uma grande oportunidade de mostrar diferencial.
Texto publicado na edição 60 da revista CRC!News, acesse e leia os principais destaques do setor.
Leia mais
Alberto Júnior: “Entramos no mundo das assessorias com o que fazemos melhor”
TV CRC!News – Falando sobre: a NBINVEST
Veja os números mais recentes sobre o setor de AIs