Formação de assessores tem sido o foco principal de muitos escritórios pelo país. Com a entrada de diversos profissionais no mercado e as inúmeras vagas abertas, a necessidade de ensinar e desenvolver é um dos grandes desafios do momento.
Entendendo essa demanda, a Allure Capital Investimentos montou um projeto que prepara o assessor desde seu ingresso. Segundo o idealizador, Junior Castro, o programa de formação surgiu justamente por ter participado de um processo parecido quando iniciou na profissão. “Entrei no mercado em 2020 e, para mim, foi muito importante fazer parte da incubadora da EQI Investimentos”, conta em entrevista à CRC!News.
Com essa experiência em uma empresa que preza pela formação profissional e a passagem por outro escritório, ele desenvolveu a área de SDR – sigla de Sales Development Representative, também conhecido como um pré-vendedor – na Allure. A área é destinada a ensinar aos iniciantes todas as habilidades necessárias para cuidar de um cliente. O novato, portanto, fica responsável por prospectar e fazer um primeiro diagnóstico dos leads, além de marcar reuniões para os mais experientes.
A busca por essa nova geração de interessados em trabalhar no mercado e ingressar no programa acontece por diversos meios, seja via redes sociais, sites de vagas ou até no boca-a-boca. “Amigos que participaram anteriormente do programa ou conhecidos indicam alguém para fazer parte. É bem legal, pois é orgânico”, explica.
Daniel Lubawski, hoje assessor júnior dentro do escritório, conta a importância do processo em seu ingresso na profissão. “Foi um momento de extremo aprendizado. Desenvolvi toda a parte comercial, que para muitos é o mais difícil. O conhecimento técnico adquiri estudando pela Ibmec, que teve um MBA junto com a XP, mas o projeto me ajudou a colocar em prática todo o meu fator comercial e desenvolver essa habilidade.”
Junior acredita que trabalhar a área comercial logo no início é fundamental para o assessor se desenvolver de maneira completa. Por mais que ele fique em uma área de operações ou em uma mesa de renda variável, a habilidade de relacionamento é essencial para vender ideias e explorar a capacidade do indivíduo dentro do escritório.
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A área de SDR da Allure nasceu em abril, e sua maior concentração fica em São Paulo. A pretensão, segundo o Head do projeto, é aumentar a capacidade já que a empresa irá se mudar para um escritório de 500m2 na capital paulista.
Com a ida da EQI para o BTG Pactual, a Allure acredita ser o momento de tampar o “gap” deixado e avançar na estratégia de expansão de atuação na região Sul. Para ele, o mercado precisa ser melhor difundido em Balneário Camboriú para que mais pessoas se interessem pela profissão. Enquanto isso, o escritório aposta no trabalho de marketing para atrair novos talentos que queiram trabalhar na Allure.
“Aqui eles tratam você de uma forma 360, não só da parte profissional. Sempre tivemos uma troca muito legal. Desde quando entrei sempre falaram que o diferencial deles era ser uma família, e me sinto parte de uma”, compartilha Daniel.
Texto publicado na edição 47 da revista CRC!News, acesse e leia todos os destaques do setor.