Prestes a completar 40 anos, a Ativa Investimentos anunciou recentemente uma nova marca e deu detalhes do processo de rebranding, que durou mais de um ano. Segundo a empresa, um dos objetivos com a repaginada é fortalecer o posicionamento da corretora no mercado.
“Somos uma empresa muito sólida, reconhecida notoriamente pelo institucional, mas sempre estivemos no varejo. Uma empresa de 40 anos com uma gestão de caixa eficiente. Então, após fazermos diversos investimentos em tecnologia no ano passado, entendemos que era hora de controlar nossa narrativa também”, conta Juliana Figueiredo, diretora de governança corporativa da Ativa, em entrevista à CRC!News.
Para Juliana, todo o processo serviu também como uma oportunidade para reforçar os pontos fortes e o que podia ser melhorado dentro da empresa, fazendo com que a iniciativa não ficasse restrita apenas a aspectos de marketing.
A corretora contou com o auxílio da Agência Ana Couto, especializada em branding, que apresentou um framework propondo uma pluralidade de vozes no processo. Para isso, foi criado um grupo decisório com pessoas ligadas à diretoria, que representavam diversas áreas da empresa. “O grupo direcionava o processo de acordo com os inputs que a gente conseguia de funcionários, pessoas que passaram por aqui, clientes e também aqueles que não eram clientes”, explica a diretora.
As mídias sociais e o ambiente digital também foram considerados na construção da nova identidade da Ativa. E além do visual, o investimento em tecnologia feito pela empresa implementou a estrutura e teve como prioridade a experiência do usuário. Pensando na usabilidade, o novo aplicativo da corretora se tornou mais intuitivo e teve como benchmark outros apps que estão no dia a dia das pessoas, como Spotify e iFood.
O rebranding da corretora se conecta com outras novidades que a Ativa lançou nesse ano, como a carteira recomendada automatizada, por exemplo, além de levantar princípios importantes para a empresa, como a independência. “Sempre pensando em oferecer ao investidor caminhos para que ele chegue na sua satisfação financeira”, finaliza Juliana.