A Ativa Investimentos, corretora de valores com mais de 38 anos de mercado, anuncia o lançamento de sua Mesa de Câmbio Primário. Idealizada ainda em 2021, a nova estrutura inicia as operações neste mês e oferecerá taxas bem competitivas em função de uma estrutura enxuta e eficiente da plataforma de investimentos. A corretora terá muita agilidade nos processos documentais, através de uma equipe dedicada exclusivamente a essa análise, conseguindo aprovar e realizar operações cambiais no mesmo dia, o que atualmente pode levar de 2 a 3 dias nos bancos tradicionais. A Mesa também está alinhada às mudanças promovidas pelo Banco Central com o novo marco cambial, que tem buscado democratizar serviços de câmbio no país.
O comércio exterior receberá especial atenção da Mesa de Câmbio da Ativa, que tem como objetivo facilitar o acesso de pequenas e médias empresas de importação e exportação às melhores taxas, além de promover uma experiência mais fluida no que diz respeito ao câmbio: o processo será diretamente conduzido pelo time de Câmbio da Ativa, sem intermediários, proporcionando uma experiência mais ágil e menos burocrática. “Pequenas e médias empresas que hoje pagam um spread muito alto nos grandes bancos, terão acesso a melhores taxas com a entrada de novos players, como nós, no mercado cambial”, explica Arlindo Sá, Head da Mesa de Câmbio da Ativa Investimentos.
Além da atenção dedicada ao comércio exterior, a Mesa de Câmbio da Ativa também oferecerá outros serviços, como envio e recebimento de remessas internacionais, transações envolvendo clientes pessoa física ou jurídica e o câmbio Turismo. “O trabalho começou no fim do ano passado, com a estruturação do projeto, que foi recentemente aprovado pelo Banco Central. Nesse meio tempo, renegociamos parcerias, nos associamos a rede SWIFT e organizamos o nosso atendimento. Treinamos e certificamos a equipe com foco em acolher as demandas de remessas e papel-moeda da melhor forma e, assim, fidelizarmos ainda mais nossos clientes”, comenta Arlindo.
Além da fidelização da própria base de clientes, atendendo agora também às suas demandas de câmbio dentro da corretora, seguindo a proposta de one stop shop, alguns dos outros objetivos da Ativa com o lançamento da nova mesa de operações são ampliar esta base de clientes, rentabilizar de forma mais eficiente as operações em função da maior autonomia na precificação do câmbio e popularizar o mercado de câmbio, ainda muito concentrado nos grandes bancos com altos custos e processos burocráticos.
”O nosso objetivo é inovar, uma vez que notamos que o mercado de câmbio primário está, de forma geral, ainda muito concentrado nos grandes bancos, que cobram taxas altas e têm um serviço processual ainda muito lento em termos de cadastro e análise de documentação. Também vamos proporcionar segurança aos nossos clientes, que poderão operar câmbio onde já tem relacionamento e confiança. Com a nova regulação cambial teremos autonomia operacional em todo o processo, resultando em uma experiencia mais agradável ao cliente, além da tranquilidade de negociar com uma corretora que opera há quase 40 anos no mercado financeiro”, conclui o executivo.
A Mesa de Câmbio da Ativa surge preparada para atender tanto à pessoa jurídica (pequenas, médias e grandes empresas que realizem comercio exterior, importações e exportações de produtos ou serviços) como a pessoa física (indivíduos com demandas para envio e/ou recebimento de valores internacionais de diversas naturezas), parceiros operacionais (indicadores cambiais) e o setor de Turismo (agências de turismo e intercâmbio).
O projeto surgiu a partir das resoluções CMN 4.942 e BCB 137 aprovadas pelo CMN e o Bacen, em setembro de 2021. As medidas implementadas permitiram a inclusão de novos players no mercado de câmbio, como IP’s, corretoras e distribuidoras que agora terão autonomia operacional sobre seus procedimentos cambiais, processo que até então era exclusivamente efetuado por bancos.
O lançamento da Mesa de Câmbio da Ativa é apenas um dos projetos que a casa tem para 2023. Atenta aos movimentos do mercado, a plataforma pauta sua estratégia de expansão para os próximos anos na atração desse público. Já consolidada no mercado institucional e com uma das maiores mesas de crédito privado do Brasil, a Ativa segue se adequando às exigências dos novos clientes e, ao mesmo tempo, mantendo os de longa data.
Leia mais
Câmara aprova aumento do imposto de bancos e corretoras de câmbio
Hold Investimentos recebe prêmio de destaque na categoria Câmbio para Pessoa Jurídica
Para CEO da Ouro Preto, caso Americanas pode contaminar todo o setor de varejo
Sobre a Ativa Investimentos
A Ativa Investimentos é uma corretora de valores com mais de 38 anos de mercado financeiro, que reúne as melhores opções de investimentos para os seus clientes, assessoria especializada e atendimento de excelência. Atualmente, oferece produtos variados como: Fundos de Investimentos, Títulos do Tesouro Direto, CDBs, LCIs, LCAs, Debêntures, Ações, COEs, Fundos Imobiliários, Previdência Privada, Câmbio de Moedas, entre outros ativos.
Em setembro de 2021, a Ativa Investimentos foi premiada como a corretora do ano de 2020 pelo Prêmio Broadcast Analistas, do Grupo Estado, repetindo o mesmo feito de 2018 e 2008. Ainda em 2021, ficou em segundo no lugar no ranking que elegeu as três plataformas com melhor atendimento do país, de acordo com levantamento feito pelo comparador de investimentos Yubb.