A BB DTVM amplia a distribuição de fundos de investimentos por meio de parceria com escritórios de agentes autônomos de investimento focados no atendimento aos investidores institucionais.
Foram mapeados os principais escritórios especializados no segmento e realizada uma criteriosa análise para a escolha dos parceiros, com amplo estudo de viabilidade para a constituição de um modelo de distribuição de fundos de investimento via AAI para Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs). A lista inclui os escritórios: Alpina, Gruppo, Estoril e Grid.
Para Paulo Manzione, head comercial para atacado e institucionais, o mercado de previdência fechada evoluiu e cresceu de forma considerável ao longo das últimas décadas. “A participação em planos de previdência privada, que antes se restringia aos trabalhadores de grandes empresas, tem se diversificado de forma expressiva, por meio da criação de novos planos geridos por EFPCs multipatrocinadas. Diante deste potencial e buscando ainda mais proximidade com as fundações, decidimos ampliar nossa distribuição e contar com estes profissionais altamente qualificados e especializados”, comentou. Segundo dados da Abrapp, o sistema de previdência complementar possui cerca de R$ 1 trilhão em gestão de ativos. Conforme dados da Anbima, aproximadamente 70% dos recursos das EFPCs estão alocados em fundos de investimento. O objetivo da maior gestora de recursos do país com tal contratação é o crescimento do market share no segmento, com a prospecção de novos negócios, e assim manter sua posição já consolidada.
A BB DTVM é líder da indústria de fundos de investimento, com patrimônio líquido sob gestão de R$ 1,413 trilhão em recursos e 20,98% de participação de mercado, conforme ranking de Gestores de Fundos de Investimento da Anbima, de fevereiro de 2022. Sua excelência em gestão é atestada por duas renomadas agências de rating – Fitch Rating e Moody´s.