A Exame Academy é a parte do ecossistema Exame responsável pela área educacional. O projeto foi pensado para corresponder às expectativas de pessoas de diferentes níveis de conhecimento a partir de uma experiência de jornada. “Nós temos ali ofertas de conteúdo que vão desde coisas voltadas para o público que quer entender um pouco mais sobre o mercado financeiro, com o objetivo de gerir sua vida financeira de maneira independente, até entregas voltadas para pessoas que querem começar a atuar no mercado financeiro”, conta Rodrigo Godoy, VP da Exame Academy, à CRC!News.
A plataforma atende os escritórios por meio de sua frente de educação corporativa b2b, com ofertas mais direcionadas. Já o público exame abrange desde jovens profissionais que buscam especializações até profissionais mais experientes. “Nós também desenvolvemos materiais para alguns clientes de banco e telecom, num formato que nós chamamos de taylormade”, relata Godoy.
Os conteúdos da Exame Academy são construídos a partir de levantamentos feitos pelo time e entendidos como necessidades imediatas, ou que serão solicitadas em breve pelo mercado. A partir disso, o time de marketing, a equipe educacional e a área de business development trabalham juntos para suprir a demanda. Os estudos para prever essas necessidades chegam a acontecer com anos de antecedência, de acordo com as tendências do mercado. Para os próximos lançamentos, tudo que diz respeito à tecnologia está no radar da companhia, incluindo assuntos como o metaverso e o que ele vai significar para os negócios.
A liderança também é uma necessidade do mercado atual, seja para a pessoa se tornar líder dos outros ou de si mesma, como exemplifica Rodrigo. “A pandemia foi um divisor de águas em vários sentidos, mas isso impactou diretamente a forma como um líder deve atuar e o que se espera dele. Sua figura foi altamente humanizada”, conta Godoy. Cada vez mais as soft skills são solicitadas pelo mercado corporativo. Segundo o VP, elas incluem “tudo aquilo que não se aprende na faculdade”, como por exemplo empatia e a capacidade de resolver problemas complexos.
Rodrigo conta também que um dos focos atuais da plataforma tem sido os conteúdos sobre empreendedorismo..”Quando falamos de empreendedorismo, não falamos só do empreendedor PJ, mas também do intraempreendedorismo. Porque os profissionais de maior destaque são aqueles que se posicionam como donos dentro do negócio, e a demanda por esses conteúdos tem sido grande”, relata Rodrigo.
Os especialistas responsáveis por transmitir esses conhecimentos são mapeados na fase de planejamento. Rodrigo conta que, muitas vezes, os profissionais já fazem parte do ecossistema Exame. Quando este não é o caso, profissionais de referência e instituições conceituadas são acionados.
Os cursos da Exame Academy são pensados para garantir a entrega na jornada de aprendizado dos profissionais, o chamado lifelong learning. Rodrigo entende que os processos de aprendizagem acontecem ao longo de toda a carreira, assim como em alguns casos a pessoa pode precisar de alguma reciclagem. “Quando temos no horizonte esse conceito direcionando, isso faz com que toda a oferta seja bem costurada, de forma que a pessoa termina um curso e já começa outro”, explica.
A Exame Academy oferece ainda cursos para os escritórios associados ao BTG, sempre depois de um alinhamento. Eles são construídos a quatro mãos para que o conteúdo supra as necessidades do parceiro. A maneira como se dá a relação dos escritórios com a universidade corporativa é feita a partir do time de b2b e depende também das relações contratuais entre os escritórios e a companhia.
Rodrigo adianta que lançamentos com temas como ESG e soft skills estão por vir em breve, tendo como base a antecipação de temas que a equipe costuma fazer para adiantar pontos relevantes.
Leia essa e outras notícias na edição 39 da revista CRC!News.