Da redação
O BTG Pactual/Banco Pan liderou o ranking de reclamações entre as 15 maiores instituições financeiras e de pagamento do Brasil no segundo trimestre de 2023, de acordo com nota do Banco Central.
O conglomerado teve índice de reclamações de 43,58, com 1.004 registros procedentes, em um universo de 23,036 milhões de clientes. Em segundo lugar, ficou o Bradesco, com índice de 30,90 e 3.229 reclamações procedentes, e, em terceiro, o Inter (29,38 e 776 reclamações procedentes).
O Ranking é trimestral e é formado a partir das reclamações do público registradas nos canais de atendimento do Banco Central (BC): internet, correspondência, presencialmente ou telefone (145). As demandas são analisadas de forma amostral pelo BC.
Participam do Ranking: bancos (comerciais, múltiplos, cooperativos, de investimentos), sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFI), instituições de pagamento e administradoras de consórcio.
Motivo das reclamações
De acordo com o BC entre as pincipais queixas dos clientes estão:
1º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito2.369
2º Irregularidades relacionadas a informações e liquidação de valores a receber no sistema SVR do BCB por parte de instituições financeiras885
3º Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito
Confira no link todo o levantamento.