Fundo começa a ser distribuído, inicialmente, em oito plataformas para investidores qualificados
Criada em Florianópolis, em 2020, em plena pandemia, a gestora Catarina Capital começa a distribuir no mercado o Newton Tech Fund composto por empresas gigantes de tecnologia listadas na Nasdaq e Nyse, com valor de mercado mínimo de R$ 5 bilhões. Em entrevista à CRC!News, Thiago Lobão, CEO da Catarina Capital, fala da estratégia de distribuição do fundo que carrega o nome do cientista Isaac Newton.
Esse é o primeiro fundo da companhia com foco em gigantes da tecnologia. “O propósito da Catarina Capital é derrubar as barreiras que o mercado de ações de tecnologia ainda apresenta para investidores brasileiros, democratizando esse acesso como um todo. Nosso objetivo é mostrar que é possível investir em tecnologia muito além das startups”.
O fundo começou a ser distribuído em oito plataformas, inicialmente, para investidores qualificados (com patrimônio a partir de R$ 1 milhão). Antes da distribuição aberta ao mercado, o Newton Fund ficou rodando como capital proprietário da casa e acumulou 20% de rentabilidade em 2021, quase 40 pontos acima do Ibovespa no ano.
Lobão fala ainda sobre desafios de colocar no mercado um fundo de tecnologia em meio à queda de ações de gigantes do setor no mundo –, em um cenário que chega a ser comparado com a bolha das “pontocom” de 2000.
Confira a íntegra na revista CRC! News desta semana.