Para Mehanna Mehanna, sócio-fundador da Phi Investimentos, o private banker é um profissional consolidado na área e que possui uma previsibilidade de receita. Além de ter experiência de mais de três anos no mercado, com a certificação CFP® (Certified Financial Planner) ou pós graduação na área, de acordo com a cultura do escritório, plugado na Guide Investimentos.
Mehanna complementa que o private banker pode escolher quem quer atender. “É ótimo para o mercado trazer profissionais mais gabaritados que estejam focados nas melhores oportunidades”. Com mais assessores qualificados, a Phi pretende aumentar o número de clientes, que passa de 600, e da custódia, que hoje está em R$ 25 bilhões.
O sócio-fundador da Phi Investimentos acredita que a certificação é mais importante que a graduação, mas o diferencial é a desenvoltura e a forma de lidar com os clientes.
“A partir do momento que o mercado filtrar mais os profissionais, quanto mais capacitado for, mais valorizado será. Quem possui a certificação CFP®, a mais importante, demonstra que tem capacidade técnica. A certificação da Ancord e CPA20, certificação profissional Anbima, também são diferenciais para o AAI. Na minha opinião, o tratamento pessoal vale mais que a capacidade de raciocínio e matemática”.
Em um mercado muito jovem, que está dando os primeiros passos, Mehanna afirma se preocupar com as fórmulas mágicas para o AAI enriquecer rápido. “Eu me preocupo muito com a ideia de sedução, onde o profissional vai pro mercado financeiro querendo ganhar muito rápido. O mercado é muito promissor, mas há muitos desafios e dificuldades. O agente autônomo de investimentos vai ter de ser paciente. Quem quer oportunidades de dinheiro rápido não vai ter uma carreira sustentável a longo prazo”
Com aproximadamente 10% do volume aplicado no escritório em PJ, Mehanna explica que o atendimento à pessoa jurídica não é o foco da Phi, e sim um reflexo do ótimo trabalho feito com o sócio. “Na política comercial não buscamos atrair a PJ. É fruto positivo da parceria que faz com que o cliente tenha interesse nos serviços da PHI também na sua empresa”, finaliza o sócio.