Um dos obstáculos que mais limitam o crescimento dos escritórios de investimento é o tempo e a energia gastos com tarefas mecânicas, como alinhar as carteiras dos clientes com as estratégias elaboradas ou calcular e distribuir as comissões entre os profissionais. No caso da Apollo Investimentos, escritório de Curitiba vinculado ao Safra Invest, todas essas dificuldades do dia a dia motivaram o investimento em soluções tecnológicas que ampliaram seu ganho de comissões em 40% e reduziram em 80% o tempo gasto com burocracias. Agora, o escritório se prepara para levar o sistema a outros players por meio da Brokkr, empresa especializada em softwares voltados para as necessidades das assessorias de investimento.
Segundo João Guilherme Penteado, CEO da Brokkr, a ideia de criar softwares que facilitassem a vida do assessor surgiu a partir das limitações enfrentadas em sua própria rotina de trabalho. “Quando abri a Apollo, era um exímio operador de bolsa, mas não conseguia tempo para ensinar outras pessoas de forma adequada. Como é um trabalho que precisa ser perfeito, pois qualquer erro compromete toda a empresa, passei a buscar formas de automatizar”, conta em entrevista à CRC!News.
Inicialmente, o executivo tentou recorrer a soluções já existentes no mercado, mas elas não atendiam plenamente às demandas da empresa. Por ter cursado alguns semestres de graduação em TI e engenharia mecatrônica, Penteado usou seus conhecimentos básicos nessas áreas para esboçar um conceito de software para seu negócio, e contratou um desenvolvedor para concretizar o projeto. “Criamos um boletador que, em 60 dias, multiplicou por 20 nossas receitas em renda variável usando apenas carteiras recomendadas”, revela.
Com o sucesso, Penteado voltou as atenções para outras carências do escritório que poderiam ser supridas via tecnologia. Para dar conta da missão, a Apollo estruturou uma equipe de TI composta por seis pessoas, que passou a criar novos softwares para, entre outras coisas, facilitar o cálculo e a gestão das comissões, montar e balancear as carteiras dos clientes e estabelecer métricas de captação, acompanhando o desempenho de cada profissional. “Passados alguns meses, tínhamos uma série de aplicações separadas e resolvemos unir tudo em uma só plataforma para ganhar uma solução completa”, diz.
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Soluções sob medida
Entre os números obtidos pela Apollo após a adoção da ferramenta, destacam-se um aumento de 40% nas comissões e uma redução de 80% no tempo gasto com atividades rotineiras e burocráticas. Isso permitiu ao escritório crescer 10 vezes desde o início de 2018, quando o primeiro programa foi desenvolvido. Segundo o executivo, antes um profissional levava cinco minutos para balancear a carteira de um único cliente. Hoje, os mesmos cinco minutos bastam para o sistema balancear as mais de 750 carteiras de todo o escritório, contabilizando e distribuindo as comissões entre os respectivos assessores.
“Antes, a pessoa perdia um dia inteiro para fazer tudo na mão e alocar 3 mil linhas de comissões no Excel. Agora, ganhamos escala e processamos 30 mil linhas em duas horas com erro zero e disponibilizando os dados para cada pessoa fazer a auditoria sobre o que recebe. O sistema também permite customizar e criar regras próprias para distribuir os valores entre os membros da equipe”, explica Fábio Luiz, CTO da Brokkr.
“Com esses resultados, percebemos que era algo bom demais para ficar apenas conosco e havia potencial para oferecer isso a outros escritórios que sofrem com as mesmas questões”, completa Penteado.
Assim, surgiu a ideia de criar a Brokkr. Após algumas adaptações, como estruturar planos para a contratação dos serviços e abrir a possibilidade de a plataforma funcionar no modelo white label para cada cliente agregar sua própria identidade visual, a companhia começa a oferecer seus serviços agora em agosto, e espera fechar o primeiro mês já com 20 escritórios plugados. Uma das vantagens é que o modelo é totalmente personalizável. Ou seja, o contratante pode selecionar apenas os módulos que interessam para o seu negócio.
“Estamos com uma aceitação muito boa dentro do Safra Invest, e acreditamos que em pouco tempo vamos alcançar uma fatia de 25% a 30% da rede. Mas o serviço também está disponível a todos os interessados de outras plataformas. Queremos contribuir para facilitar a vida dos assessores de investimento e permitir que eles ofereçam um atendimento cada vez mais qualificado para os seus clientes com o apoio da tecnologia”, encerra
Texto publicado na edição 47 da revista CRC!News, acesse e leia os principais destaques do setor.