Contratada pela Guide Investimentos em outubro, Débora Sandrin assumiu como nova coordenadora de marketing de conteúdo da empresa. Em entrevista à CRC!News, a profissional detalha sua trajetória até chegar ao mercado financeiro, e também fala dos planos da corretora dentro de sua área em 2023, com destaque para os eventos previstos e trabalhos junto a influenciadores.
Após iniciar a carreira em eventos corporativos há quase 15 anos, decidiu se especializar em Gestão de Marketing e trabalhou por cinco anos no agronegócio até migrar para o mercado financeiro. A oportunidade surgiu através do Banco Modal, onde entrou para estruturar a área de eventos.
“Porém, no meio do caminho teve uma pandemia que mudou tudo e suspendeu os eventos presenciais. Com isso, fomos para o modelo de lives e assumi a frente de influenciadores digitais. Era algo novo naquela época e peguei um momento em que a educação financeira era um grande desafio. Essa imersão deu suporte e bagagem para esse desafio que aceitei na Guide desde outubro”, revela.
Com a chegada à corretora, a profissional espera encontrar um mercado bastante competitivo, e afirma estar se preparando para um ano movimentado e cheio de novidades. Ao longo de 2023, seu trabalho terá foco especial em eventos e influenciadores, afinal ela acredita que o Marketing deve suportar as outras áreas no alcance de metas.
“Meu papel será, junto com a equipe, entregar um trabalho que posicione a Guide como um player importante no mercado, através de conteúdo de qualidade, eventos presenciais e híbridos e também do trabalho com influenciadores”, diz.
Sobre os desafios na nova função, Débora acredita que não devem ser muito diferentes daqueles que vem afetando o mercado nos últimos tempos, como o risco de recessão, guerra e pandemia. Porém, ela revela que a Guide está muito positiva por conta do time de experts, que apoia a empresa na tomada de decisões. “Buscaremos levar conteúdo e conhecimento para nossos clientes e para a população em geral, através de ações como nosso guia financeiro, voltado a orientar sobre as melhores tomadas de decisão”, explica.
Ambiente regulado
Débora acredita que existem grandes diferenças na hora de trabalhar marketing de conteúdo no mercado financeiro em relação a outras áreas por conta da forte regulamentação do setor. Contudo, ela entende que as regras são necessárias devido às grandes responsabilidades envolvidas.
“Dinheiro tem um impacto enorme, lidamos com economias feitas ao longo de toda uma vida. E o brasileiro está engatinhando em investimentos ainda. Todo mundo já sabe os benefícios e malefícios de um refrigerante, por exemplo. Mas com os produtos financeiros existem ‘n’ fatores que podem confundir. Por isso é necessário ter um especialista por trás conduzindo. Lidamos com a realização de sonhos. É um compromisso muito grande”, resume.
Por fim, a especialista traçou suas expectativas para o ano de 2023 e se mostrou otimista pelo fato de o time de research da Guide projetar um cenário positivo para a bolsa devido ao fim do ciclo de aumento de juros. “O marketing reflete esses movimentos vividos pelo mercado. Lançamos um novo app mais completo, que segue as normas internacionais de acessibilidade. Também iniciamos recentemente uma campanha de mídia nos principais aeroportos do Brasil. Temos projetos especiais com parceiros, clientes e influenciadores saindo do papel. Será um ano de muito trabalho, mas os resultados vão recompensar nossos esforços”, encerra.