O primeiro veículo especializado na cobertura de todo o ecossistema do Assessor de Investimentos completa um ano em agosto. Confira abaixo os principais destaques, aprendizados, erros, ajustes e projetos dessa curta trajetória, na visão do aprendiz Erich Decat.
Início da CRC!News
O começo, como todo empreendimento, é bastante difícil. Até a definição do nome para o veículo foi um dilema. Ainda hoje alguns acham que temos relação com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), kkkkkkkkkkkk. Não. Não. CRC vem de: Conhecimento, Rebeldia e Capital. O conceito por trás desse nome está no livro “Empreendedores. Agilidade, resultados, cultura de dono e um negócio capaz de revolucionar o mercado”. Ele foi escrito por uma rapaziada diferenciada: Eduardo Glitz, Marcelo Maisonnave e Pedro Eglert.
Brincadeiras à parte, a primeira grande dificuldade foi montar um time e a linha editorial. Como a cobertura do dia a dia de todo o ecossistema do Assessor de Investimentos era algo novo, tivemos que fazer um trabalho redobrado para identificar as principais pautas, entendê-las e traduzi-las para os nossos leitores. Neste ponto, o Diego Ramiro, presidente da Associação Brasileira dos Agentes Autônomos (ABAAI) foi de uma generosidade fora do comum. Nossa primeira entrevista para a revista foi com ele. Ramiro, com muita paciência, passou mais de duas horas explicando o setor e algumas agendas centrais. Neste começo, também tivemos uma grande atenção e contribuição por parte do Alfredo Sequeira Filho, do Ais Livres.
Independência e trânsito
Desde a primeira edição da revista, temos batido de porta em porta. Lógico que nem todas se abriram. Mas tudo bem. É da vida. De qualquer forma, não perdemos a convicção de que podemos ser um canal, aonde todos os players do setor possam se encontrar e trocar experiências. A nossa máxima continua sendo de que não existe “certo ou errado”, cada um tem a sua própria forma de fazer, de empreender. Para nossa alegria, muitos entenderam isso e hoje temos trânsito entre alguns dos principais nomes da indústria.
Feedback do setor
“Nossa, está dando certo?!?”. Essa foi uma das frases que ouvi várias vezes durante a construção do evento All Together, realizado em julho. Sim, está dando certo. Rs. O All Together foi o maior feedback que tivemos do setor, nestes 12 meses. O evento que conversa com as raízes da CRC!News colocou numa mesma mesa representantes da XP, BTG, Guide, Modal e Necton. Também se reuniram com o mesmo propósito assessorias de investimentos, entidades de classe, certificadoras, advogados, educadores, casa de análises, gestoras, entre outros. Em meio ao processo de tirar o All Together do papel teve um ponto que me chamou muita a atenção. Dos 20 patrocinadores, 18 não pediram um contrato formal. Tudo foi feito por meio de um acordo verbal. No fio do bigode, como diriam os mais antigos. Que doido isso, não é mesmo? Essa confiança me emociona até hoje porque, apesar de sermos recém chegados, ela espelha a seriedade com que temos conduzido o projeto CRC!News.
Foi fácil? Nunca é. Neste ponto, destaco a parceria com Roberta Santoro e Alaedes Patrício, fundadores do Mercado In Foco. Sem esses jovens empreendedores, o evento não teria existido. E graças a eles o All Together virou uma marca registrada e o próximo já está em gestação. O que posso antecipar é que, na edição do ano que vem, vamos trazer algumas surpresas…
Anões de Amélie
Além de inserir no calendário do setor um evento próprio, a CRC!News também esteve presente em dezenas de ações realizadas pelos representantes do mercado. Viva a retomada dos eventos presenciais! Conseguimos transcender as fronteiras de São Paulo, coração do mercado AI, e marcamos presença no Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Florianópolis. Neste segundo ano, a ideia é continuar em movimento, ampliar ainda mais as parcerias e virar uma espécie de anão de jardim do filme: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Lembra? O carinha a cada hora estava num lugar, se divertindo e mandando notícias para casa. Pois é, essa pequena criatura também nos inspira. kkkkkkkkkkkkkk
Fazendo as pazes com o SEO
O primeiro ano foi só de acertos? Não. Não. Pelo contrário. Do ponto de vista do conteúdo, fomos fazendo vários ajustes ao longo da caminhada. Essa é, inclusive, uma dinâmica que está sempre presente nas nossas reuniões de pauta, às segundas-feiras. Também tiveram algumas apostas que não funcionaram. Um exemplo: redes sociais. Saímos abrindo perfis em todas as redes, achando que essa seria uma forma de nos tornarmos conhecidos no setor. Foi um erro. Com uma estrutura super enxuta, não temos braços para estarmos presente com a devida qualidade, em várias frentes. Recuamos e concentramos o foco, nesses últimos quatro meses, no Instagram e LinkedIn. Um outro erro. Em busca de leads criamos um cadastro para os leitores terem acesso ao conteúdo. Resultado, a turma entrava no link, mas diante do cadastro, 65% desistiam de seguir a diante. Com isso, o número de acessos registrou queda considerável. A ordem foi: “paaaara tudo!!! deu ruim”, kkkkkkkkkkkk. Depois de dois meses de testes, recuamos e deixamos o acesso livre. A média de visitantes deu um verdadeiro salto, de lá para cá. Ufa!!! Detalhe: todos os nossos leitores vêm de forma orgânica. Trabalho de formiguinha mesmo. Para fechar essa parte de aprendizados, erros e ajustes não podemos esquecer o tal SEO. Para quem não está afeito a ele, o SEO, em resumo, é aquela “ferramentazinha” usada para as matérias do seu site aparecerem com destaque, nos portais de busca. Ela ajuda a trazer mais visualização. Pecamos por não ter dado a devida atenção a “esse rapaz”, no começo. Depois de se conscientizar da existência dessa dor, passamos pela fase do como saná-la. Apanhamos muito, mas melhoramos, um pouco, o que pôde ser percebido no número de acessos. De qualquer forma, se eu pudesse voltar 12 meses no calendário, eu teria chamado esse tal SEO para uma conversa, logo na primeira semana. kkkkkkkkkkkkkkkk
Novos ajustes
Quem trabalha com um portal de conteúdo sabe que fazer ajustes, trazer melhorias de acesso, faz parte do dia a dia. E na CRC!News não é diferente. Estamos em constante debate interno para tentar, dentro da nossa realidade, avançar e melhorar algumas ferramentas.
CRC!News 2.0
Temos vários projetos na nossa “incubadora” (confira alguns deles nas próximas páginas). O próximo que vamos colocar na rua é a TV CRC!News. Estamos em busca de parceiros para estruturar um canal online, no Youtube. Essa será uma forma de trazer para o setor conteúdos em vídeo, que no médio prazo também vão se transformar em Podcast. Avançando na estruturação do canal online, queremos, num segundo momento, lançar o “CRC Learning”. Esse segundo projeto conversa diretamente com a oferta de conteúdo relacionado à capacitação e educação, no modo vídeo. Mas isso ainda depende de conseguirmos parceiros e recursos. Até lá, vamos fazendo nosso trabalho de formiguinha e explorando aquela máxima de “um dia de cada vez”. Bem é isso. Que venha o segundo ano de CRC!News. Chinelim e simbora.
Veja algumas de nossas capas e clique aqui para ler todas as edições;
Texto publicado na edição de aniversário da CRC!News.