Com matriz em São Paulo, a Criteria Investimentos amplia sua presença no país com a aquisição de uma operação em Manaus. A nova sede na capital amazonense vem para atender uma antiga necessidade do escritório, que já tinha clientes na cidade, mas ainda carecia de uma presença física local.
O interesse pela capital do Amazonas veio a partir dos assessores manauaras que trabalham na sede da empresa em São Paulo. José Miguel Medeiros, responsável pela área de expansão da empresa, considera a Criteria um business de pessoas e, para funcionar, precisa ter relações estabelecidas com elas “Não analisamos a praça a partir de PIB per capita, ou menor concentração bancária. Vamos até onde temos pessoas de confiança”, conta, em entrevista à CRC!News.
A ponte com o escritório adquirido, chamado Intervest, foi feita por um dos assessores amazonenses, que apresentou a José Miguel os gestores Guilherme Souza e Felipe Alfaia. “O Guilherme tem uma asset que tem sinergia com a nossa área. E Manaus ainda é uma praça muito desbancarizada”, conta.
Apesar de já ter clientes e assessores em Manaus, a Criteria ainda não estava presente fisicamente. Então aconteceram as primeiras conversas para a fusão, em fevereiro deste ano. “Antes mesmo de tudo acontecer eles já indicaram uma operação para a nossa área de mercado de capitais, pois não tinham tamanho para fazer. Era a aquisição do Shopping Pátio Roraima. Um dos clientes tinha opção de compra e nós precisávamos angariar recursos. Agora, estamos estruturando um CRI em cima dos recebíveis do shopping para pagar o crédito”, conta José Miguel.
“O que nos chamou atenção na Intervest foram as pessoas”, conta o assessor. A assessoria manauara tinha duas opções para receber pela operação: o cashout ou participação societária na Criteria. “Ele escolheu a segunda opção, porque acredita no nosso projeto. Isso é música para os nossos ouvidos”. As conversas com a XP correram bem e a corretora chancelou a compra.
“Todas as etapas burocráticas da fusão foram efetivadas em agosto. Celebramos o momento com um evento para clientes e prospects”, conta. Para a noite de comemoração, Guilherme trouxe empresários de todas as áreas, diversas pessoas do ramo jurídico e até políticos. “Só foi possível fazer isso porque temos serviços financeiros para todos os tipos de clientes”, explica José Miguel.
Leia mais
Bastidores: “Haircut” da XP é suspensa por seis meses
A arte de encantar e fidelizar os clientes dos escritórios
Otávio Yazbek: ‘Cliente precisa do assessor para entender o que acontece no fundo’
A Criteria Partners, holding da qual a assessoria faz parte, se classifica como um hub de soluções, que oferece serviços financeiros variados. “Por trás de um grande investidor, muitas vezes tem um grande empresário. Que por sua vez, tem por trás uma grande empresa”, fala sobre a expansão da empresa na área PJ.
A recepção do amplo leque de serviços do grupo na região Norte foi positiva, especialmente pela entrada na praça ser feita a partir da relação de confiança com profissionais de lá. “Eles conseguem levar as informações para a realidade local”, explica.
Hoje, a Criteria está presente nas regiões Sudeste, Sul e Norte. Mas a área de expansão já busca a entrada no Centro-Oeste e no Nordeste. “Tenho conversas para ir a Goiás e Mato Grosso do Sul, mas ainda não tenho pontas de confiança lá”, explica. O agronegócio também está no radar da companhia. Para o nordeste, já existem conversas em andamento com os estados de Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia.
Texto publicado na edição 49 da revista CRC!News, acesse e leia todos os destaques do setor AI.