Por Valor Econômico.
No ainda incipiente mercado ESG no Brasil, duas mulheres estão à frente de um movimento pioneiro no país. Marcela Kasparian e Carolina Volcov abriram em maio o primeiro escritório de assessores de investimentos focado em carteiras que seguem o conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança, a Semeare Investimentos.
“O mercado brasileiro hoje tem muito mais demanda por produtos de impacto do que oferta, mas é um caminho sem volta. O mundo inteiro está se voltando para o tema e o Brasil terá que responder às pressões”, diz Kasparian, ex-sócia e fundadora da Levante Investimentos, vendida à XP em 2021.
Antes de ter a ideia da Semeare, ela e sua sócia, que é especialista em previdência e trabalhou no Itaú Unibanco e no Safra, estavam em um momento de vida parecido, de questionamento de carreira.
Meu trabalho não estava indo na mesma direção das minhas preocupações de buscar ações que gerassem mais impacto positivo na sociedade”, conta Volcov. Já Kasparian queria algo mais do que o ambiente predominantemente masculino do mercado financeiro.
Em vez de tentarem uma virada radical, as duas resolveram usar o conhecimento de 17 anos de profissão de ambas de uma forma diferente. “O mercado financeiro pode ser um instrumento poderoso de mudança e decidimos usar nossa experiência e conhecimento para isso”, diz a ex-dona da Levante. “Novas empresas, que têm seus negócios baseados em impacto positivo, precisam poder acessar o mercado financeiro e isso só acontece quando o investidor se propõe a financiá-las.”
Confíra a íntegra no link.