Você vive ou sobrevive? Essa foi a provocação feita por Erika Hoeppner Ortega, assessora CFP® da Nortus Investimentos em seu primeiro minicurso voltado para investidoras mulheres. Durante um domingo, a profissional dedicou seu dia de descanso para não só promover a educação financeira como também para enriquecer o debate do lugar das mulheres no universo dos investimentos.
Ao longo de 4 horas, ela orientou um grupo restrito de oito mulheres sobre os principais conceitos na área de investimentos. Foram abordados desde o que é uma Selic, IPCA, juros reais, até juros pré e pós-fixados. A intenção era explicar todos esses conceitos para que a tomada de decisão das participantes fosse mais intuitiva e assertiva.
A iniciativa de realizar o minicurso veio inteiramente de Erika. Após anos no mercado de private banking e posteriormente na assessoria de investimentos, ela viu que esse era o momento para contribuir com seu conhecimento. “Uma das minhas grandes insatisfações como assessora era que eu não podia ajudar as pessoas que mais precisam. Aquele investidor que está no começo, a minha mãe, o meu pai, a minha avó, quem não entende nada. Mas, obrigatoriamente, só podia abrir conta de quem tinha R$5 milhões. As pessoas mais importantes ao meu redor, do meu convívio, não conseguiam assessorar”, conta.
Leia mais
Autenticidade, disrupção e reinvenção: mulheres detalham caminho para empreender
Por Elas, Empiricus acaba de chegar
Por elas. Inscrições se esgotam a 9 dias do evento
Nesse primeiro momento, Erika quis dar destaque para as mulheres, por ser uma bandeira que defende dentro do mercado de assessoria de investimentos. “Desde os bancos, sempre atendia, uma média de 150 clientes. Deles, dez no máximo eram mulheres. Sempre foi muito difícil ver elas investindo no setor private”, analisa.
Apesar das idades distintas e perfis diferenciados, as mulheres desse primeiro grupo estavam com o mesmo pensamento de liberdade financeira. Dentre as participantes, havia executivas, médicas, diretoras, consultoras e advogadas.
Com mais de R$280 milhões em carteira, a assessora diz que esse é o primeiro curso que organiza na Nortus e pretende realizar muitos outros após o sucesso e elogios que recebeu. “As meninas ficaram tão contentes que montaram um grupo no WhatsApp chamado ‘Donas do Destino’. A intenção do grupo é fazer com que a gente continue dividindo conteúdo, dicas e trocas”, explica.
Os próximos grupos voltados ao público feminino ainda estão em processo de montagem, mas ela adianta que os minicursos também atingirão casais e leigos no assunto.
Texto publicado na edição 53 da revista CRC!News, acesse e leia a edição completa.