A Messem Investimentos e a Faros Private anunciaram nesta terça-feira (dia 4 de abril) a união que resultará na maior corretora independente do País. Somadas as duas casas, serão R$ 65 bilhões sob custódia e mais de 50 mil clientes. “A previsão da Messem/Faros é de chegar a R$ 100 bilhões sob custódia até o fim de 2024”, estima o CEO da Messem, Mauro Silveira. “A união nos tornará mais competitivos no mercado. A XP permanecerá como sócia e grande parceira de negócios”, enfatizou Felipe Scheffler, sócio-diretor da Messem.
As duas marcas inicialmente continuarão separadas, mas passarão a atuar de maneira conjunta quando a empresa operar como uma corretora única, mas permanecerão com suas atividades de agentes autônomos. Ambas continuarão a usar a plataforma da XP.
O processo de constituição da corretora está em análise final pelo Banco Central. A previsão é de que no segundo semestre deste ano a corretora seja autorizada pela autoridade monetária a operar no mercado. As duas casas terão, somadas, 58% de participação acionária na nova corretora, enquanto a XP ficará com uma fatia de 42%.
“Há grande complementariedade entre Messem e Faros, que motivou a fusão das atividades. A primeira tem grande expertise em alta renda e varejo, enquanto a segunda destaca-se no segmento de private e wealth management”, diz Mauro Silveira. A negociação levou 12 meses.
Outra área que ganhará grande tração com a união é a de Family Offices, destacou o sócio-diretor da Faros, Samy Botsman. “Tanto a Faros como Messem já tem atividades importantes nesta área, que deverá crescer exponencialmente com a consolidação do nosso ecossistema”, salienta.
Um fator de suma importância na fusão será a área de abrangência geográfica. “A Messem – que iniciou suas atividades em Caxias do Sul (RS) há 16 anos- tem grande capilaridade em todo o Brasil. Já a Faros, além de atuar na capital paulista, está presente em mercados de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, nos quais ainda não atuávamos”, explicou Silveira.
No total Messem/Faros, terá unidades em 25 cidades, abrangendo 10 estados mais o Distrito Federal, além de contar com presença internacional.
“Temos projetos bem alinhados. A união das atividades resultará numa estrutura muito mais robusta e complementar, que beneficiará diretamente o atendimento aos nossos clientes”, ressaltou Botsman. “Com a corretora, vamos poder oferecer novas soluções e produtos para estes clientes”, destacou.
“Outro ponto em comum é a visão de longo prazo da Messem e Faros, que inclui o propósito de atender com excelência e o cuidado com o corpo de colaboradores”, destacou Felipe Bichara, sócio-diretor da Faros. Com a fusão, serão mais de 450 assessores e 700 pessoas trabalhando no total (somando assessoria de investimentos e suporte).
“A contribuição conjunta dos sócios e colaboradores da Messem e da Faros impactará positivamente nos resultados da nova empresa. Um ponto em comum é o compromisso com a capacitação dos colaboradores”, salientou o sócio-diretor.
“Acreditamos que as duas empresas combinadas se tornam ainda mais competitivas em um setor cada vez mais desafiador. A XP, como sócia na corretora, seguirá investindo no desenvolvimento do ecossistema para permitir que essa união continue transformando a experiência dos clientes”, opinou Bruno Ballista, sócio e head de Assessoria e Relacionamento com Clientes da XP Investimentos.
Leia também
Órama Records: corretora inova e explica investimentos por meio da música
XP lança programa gratuito para formar 200 novos assessores
Warren fecha com primeiro escritório de investimentos e decreta volta do “bate no rebate””