No “Foi Assim” desta semana, o jornalista Pedro Figueiredo recebeu em seu programa semanal os sócios fundadores da Nobel Capital, Luis Filipe Valente e Vitor Baqueiro para falar do processo de fundação do escritório até como ele está estruturado hoje.
Luis Filipe contou no bate-papo que entrou para o mercado financeiro a convite do próprio Victor, que já conhecia há alguns anos por trabalharem juntos em uma empresa que não era do setor. Baqueiro, por sua vez, iniciou na área quando decidiu deixar a empresa em que trabalhava com Valente, pois viu a forma como o BTG encarava a meritocracia e em pouco tempo já estava trabalhando com o mercado financeiro. Após essa experiência, ele foi convidado para trabalhar na XP e foi nesse momento que ele conheceu o mundo do assessor de investimentos e decidiu que precisava criar um escritório.
Em 2018, os parceiros começaram a estruturar a Nobel e até hoje seguem fazendo o trabalho com responsabilidade pois acreditam que essa profissão é extremamente importante por lidar com o patrimônio de uma vida inteira de trabalho de uma pessoa. “Dá um frio na barriga, mas espero que a gente não perca esse frio na barriga porque é o que motiva a gente”, analisou Vitor.
Além do cuidado em lidar com o dinheiro de seus milhares de clientes, eles sabem do peso da confiança que cada assessor de dentro da Nobel depositou na empresa. Vitor contou de uma ação que eles realizam no Dia das Crianças uma ação para que os assessores que tem filhos possam traze-los para conhecer o dia a dia dos pais “ver aquela criançada correndo e ver que você está liderando uma empresa cuja aquelas crianças dependem é uma baita responsabilidade, mas isso anima e motiva a gente”.
Outro assunto que foi levantado foi o nome do escritório que foi pensado para trazer a ideia de solidez, sofisticação e que fosse universal e fácil de lembrar. Além disso, ele carrega o nome de um prêmio que condiz com os ideias e valores que eles pregam dentro da empresa.
Um ponto que Luis levantou por ter estudado em uma escola de marketing é a construção de uma marca e a preocupação que eles têm, pois ele sabe que isso para ele é fundamental para que o cliente reconheça como uma empresa forte e “Acho que sou o guardião do bom uso da marca e costumo dizer que algumas coisas (nesse mercado) costumam ser muito parecidos e o diferencial vai estar no atendimento ao cliente e na construção de marca que é algo difícil e gradual”, relatou Valente.
A Nobel pretende trazer cada vez mais a empresa para o digital. Eles possuem uma presença bem forte no LinkedIn, mas eles querem estar nas redes em que os brasileiros estão, por isso estão investindo para estar forte no Instagram nos próximos anos. “Trazer para essas redes é importante para desmistificar o mercado financeiro e trazer esse assunto de forma leve”.
Entre as novidades que eles trouxeram sobre a empresa, o novo escritório de quase 500 metros quadrados foi o destaque em meio a volta dos profissionais para o presencial. Luis contou sobre a pesquisa que realizaram para entender a jornada do cliente e de seus colaboradores: “colocamos até um chuveiro porque descobrimos que alguns assessores vinham de bicicleta ou faziam algum exercício físico antes de ir para o trabalho e isso facilita para eles”.
Hoje todas as unidades da Nobel Capital possuem 60 pessoas no time e eles possuem a meta de chegar aos 100 até o final do ano.
O programa “Foi Assim” vai ao ar toda quinta-feira, às 12h, no Instagram da Revista CRC!News falando sobre a estruturação dos escritórios e com a apresentação do Pedro Figueiredo. Assista a gravação da live da semana passada.
Veja esse e outros destaques na 36ª edição da revista CRC!News.