Matéria atualizada às 21h07.
O Instituto QualiBest divulgou recentemente uma pesquisa sobre a relação das pessoas com o sistema bancário. A pesquisa quantitativa foi realizada entre os dias 1 e 21 de julho de 2022, sendo ouvidos 1831 brasileiros de diferentes faixas etárias, classes socioeconômicas e regiões.
Com relação ao conhecimento de marca, os principais bancos se destacam, sendo que os respondentes conhecem mais do que 7 marcas, em média.
Quando se trata das instituições financeiras, apenas 1% da população não conhece nenhuma das instituições, sendo que o destaque fica para o Nubank, PicPay e Mercado Pago.
Os bancos com maior posse de contas são Caixa e Nubank. Em seguida aparecem os digitais Picpay, Paypal e Mercado Pago, com percentual de posse similares ao Itaú.
Investimentos
65% das pessoas que participaram do estudo disseram que investem. Desse total, 51% tem a poupança como principal investimento.
Apenas 32% investem em outras modalidades, sendo que o perfil desses investidores são homens da classe AB.
Motivos para investir
Metade da amostra investe ou poupa dinheiro para ter uma reserva de emergência. Homens tendem a poupar para a aposentadoria e sem um objetivo especifico, enquanto que a classe AB poupa para a educação dos filhos.
Cerca de 1/3 da amostra declara que concentra as suas finanças diárias e investimentos em uma única instituição. Já 68% diversifica de alguma maneira suas finanças e investimentos.
Por fim, quase metade da amostra se informa em sites e portais especializados, seguido de sites de bancos e corretoras e amigos ou familiares.
Leia também
Órama vai lançar novo programa de educação financeira com apoio da B3
Bitget lança programa de parceria com agentes autônomos para acelerar crescimento no Brasil
Íntegra do e-mail de Benchimol enviada para os assessores