Por Valor Econômico
A Faros Participações, grupo que na assessoria de investimentos é ligado à XP, fechou a aquisição da plataforma de corretagem de seguros e de educação financeira P7. A informação foi publicada no jornal Valor Econômico. A transação está sendo concretizada por meio de troca de ações e não haverá desembolso financeiro por 100% do negócio. Os sócios da P7 passam a ter parcela de ações da Faros.
Com o negócio, a Faros Private – resultante da combinação com a Private, de Belo Horizonte – passa a deter cerca de R$ 27 bilhões sob seu guarda-chuva, trazendo o equivalente a R$ 600 milhões. O grupo selou há cerca de um ano acordo com a XP para se transformar numa corretora “light”, usando a retaguarda operacional da plataforma.
Acertou ficar com 72% da sociedade, a maior fatia entre acordos do gênero fechados pelos seus pares Messem (45%), Blue3 e Monte Bravo (ambas com 49,9%), que estão no grupo das grandes asssessorias da XP.
A compra da P7, que tem sede em Belo Horizonte, adiciona 120 corretores com mais de 50 mil clientes e que podem ser alvo das ofertas de investimentos da Faros Private, casando o planejamento financeiro completo, diz Renata Azevedo, CEO da P7.
A companhia existe há cerca de um ano e atua na formação de profissionais e na prestação de serviços de retaguarda operacional para os corretores em carteiras de seguros em grupo, planos de saúde e outras apólices individuais.