Com quase seis anos de mercado e mais de 500 mil usuários, a Gorila se consolidou como uma poderosa plataforma que utiliza tecnologia para ajudar corretoras, assessores, consultores e investidores a organizarem melhor suas aplicações. Apesar do sucesso entre os públicos B2B e B2C, a empresa sempre teve lidar com uma dúvida recorrente dos usuários ao longo de sua história: como ser um assessor excepcional?
Para responder a esta questão, a plataforma decidiu realizar um estudo voltado a entender as características de seus clientes no B2B. Segundo o Head da área, Guilherme Miziara, apesar de os números serem sempre muito importantes nesse setor e a tecnologia auxiliar na obtenção de respostas rápidas, a pesquisa quantitativa não consegue ser tão precisa. Isso porque profissionais de variados players utilizam a plataforma para clientes com diferentes perfis, metas e objetivos. “Não seria justo medir o desempenho das carteiras dessa forma, pois não teríamos uma radiografia precisa”, explica em entrevista à CRC!News.
A solução encontrada foi entrevistar os clientes e entender o dia a dia de cada um, o que os fazem chegar em um bom resultado e até o que exatamente eles consideram como um resultado positivo. Dessa forma, conseguiriam ir além dos números, entregando um estudo completo e um conteúdo de qualidade para quem pensa em integrar-se à plataforma da Gorila.
“Sempre vemos que grandes nomes do mercado premiam os assessores que têm melhor performance e queríamos trazer um pouco disso, mas com a visão independente de quem não tem um interesse por trás”, relata Guilherme.
Dessas entrevistas, alguns pontos em comum foram levantados para auxiliar a construir uma carteira de sucesso e se tornar um assessor excepcional. Miziari elencou:
1) Gostar de pessoas
Apesar de parecer óbvio, Guilherme considera que esse é o quesito fundamental para estar em uma carreira voltada à área comercial.
2) Investir na construção de relacionamento
Não apenas mantenha contato frequente, como procure formas de entender melhor seu cliente. Busque por cursos e aperfeiçoe sempre sua abordagem e dinâmica. Somente dessa forma você irá conseguir estabelecer uma relação de confiança.
3) Intensidade no trabalho
Para alcançar bons resultados é preciso estar constantemente dedicado ao seu propósito e isso pode custar alguns finais de semana e prazeres. A carreira na assessoria de investimentos é como abrir um negócio próprio. Ou seja, é necessário ter uma postura empreendedora e buscar formas de manter e melhorar a sua empresa todos os dias. Dedicação é a chave para uma carteira de sucesso.
4) Estar sempre preparado
Busque estar antenado nas mudanças do mercado, nas novidades e no melhor negócio para seu cliente. Prepare-se para uma reunião, para uma ligação, para uma abordagem e, principalmente, para os acontecimentos mundiais que impactam a vida do investidor.
Essas e outras dicas estarão na série especial “Papo de Advisor”, que a Gorila preparou em colaboração com os melhores profissionais do mercado elencados pela pesquisa. As entrevistas serão disponibilizadas no canal do YouTube da empresa. O primeiro vídeo, lançado na quinta-feira (14), conta com a participação de Ricardo Czapski, sócio-fundador e CEO da WFLOW.
Guilherme adianta que, em sua participação como palestrante no All Together, promovido pela CRC!News e o Mercado In Foco, levará mais detalhes sobre a pesquisa aprofundada. O evento, que acontecerá nos dias 21 e 22 de julho, será uma oportunidade para que todos os presentes que desejam se tornar um profissional excepcional tenham acesso às valiosas dicas.
Texto publicado na edição 43 da revista CRC!News.