A tarde de inverno porto alegrense e uma freira economia de uma grande instituição religiosa foram trunfos para Luciana Ikedo repensar sua carreira consolidada como gerente de um grande banco, o Santander. Com 12 anos de experiência no mercado financeiro, Ikedo decidiu deixar o conforto da CLT para partir na jornada do empreendedorismo com o esposo Fernando Ikedo.
Após conversa com a cliente, Luciana teve a certeza de que havia chegado o momento de repensar a sua carreira. “Era uma terça-feira com céu de Porto Alegre limpo e azulado, quando uma freira me chamou para um café. Ela era uma das clientes mais conservadoras que eu tinha em minha carteira. Quando começamos a conversar, ela me falou que estava migrando os investimentos da instituição para um advisory. Quando ouvi isso, não entendi de imediato o que significava, mas ela complementou que estavam levando os investimentos para a XP. Aquela conversa me fez ter a certeza que era hora de mudar”.
A Ikedo Investimentos surgiu do sonho da ex-bancária e do seu esposo, o engenheiro Fernando, de levar a democracia no mundo dos investimentos para a capital gaúcha. “Sempre com foco na qualidade do atendimento prestado aos nossos clientes e no compromisso com o retorno para o cliente, decidimos pedir demissão e abandonar a segurança da CLT para partirmos na jornada do empreendedorismo. Foram os meus clientes no banco que me despertaram para a oportunidade de empreender. Percebi que mesmo os clientes mais conservadores tinham o desejo de investir por meio de uma plataforma aberta de investimentos”, explica o surgimento do escritório.
O primeiro passo que o casal deu para fundar a Ikedo foi escolher quem seria o parceiro ideal para este novo desafio. Luciana destaca que a opção pela XP se deu “pela segurança, nível de tecnologia, confiabilidade, transparência, além da quantidade e qualidade dos produtos disponíveis na plataforma”. Depois, mesmo com sólida formação acadêmica, Luciana e Fernando recorreram à formação e qualificação para empreendedores. “A partir daí, fizemos o nosso plano de ação, arregaçamos as mangas e fomos à luta”, complementa a assessora.
Após mais de dois anos da fundação da Ikedo Investimentos, o escritório se fundiu com a RV4 Investimentos. Luciana ressalta que a sinergia de valores, de propósito e a forma de atuação das empresas foram determinantes para o convite ser aceito. “Quando percebemos que o mercado estava cada vez mais robusto e com mais competitividade, entendemos que seria o momento de fortalecermos a nossa operação de uma forma mais acelerada. Essa velocidade para ganhar estrutura somente foi possível por meio do M&A. O negócio de agentes autônomos é feito por pessoas, por isso, escolher bem as pessoas que estarão conosco neste trabalho é essencial para o sucesso, e nós temos a certeza de termos escolhido muito bem a RV4 Investimentos”