Confira abaixo a íntegra do e-mail do fundador da XP, Guilherme Benchimol, enviada para os assessores de investimentos da plataforma:
“Fala pessoal,
Passando por aqui para compartilhar um insight com todos vocês e matar a saudade dos e-mails que eu mandava no passado.
Nos últimos anos tivemos muito sucesso em nossas empresas. Aumentamos, brutalmente, nossa base de clientes, AUC e conseguimos tornar nossas empresas rentáveis e fonte de inspiração em todas as cidades que atuamos.
No entanto, o sucesso, por vezes, nos faz perder o “olho da bola” e me arrisco a dizer que de certa forma, também um pouco da humildade.
Perebo que alguns grandes líderes se transformaram em burocratas, que times comerciais se transformaram em analistas políticos, que o “caldeirão comercial” de antes da pandêmia, agora são cemitérios sombrios. Por vezes, também vejo assessores conformados e deixando “abandonados”, seus clientes que tanto confiaram em nós.
Sem dúvida, a crise, os juros altos, a guerra, a inflação (não faltam problemas para elencarmos), são temas que dificultam o humor do investidor, mas quando foi fácil? Olhem todas as dificuldades que passamos ao longo desses 22 anos. Reclamar (vocês vão concordar), nunca foi o mrlhor caminho para superar nenhum desafio.
Me orgulho em ver assessores com 5, 10, 15 ou até 20 anos de casa, com carteiras enormes, mas vejo também um conformismo muito grande. Será que perderam a vontade de continuar vencendo e avançando.
Eu aprendi na vida que crescer, realizar, sonhar grande é o que em grande parte nos mantém vivos e faz tudo valer a pena.
A XP é a minha vida, assim como vocês também tem a empresa / carteira que construíram, mas será que estamos dando tudo que podemos?
Atualmente, a média de abertura de conta com investimetos superios a R$ 300 K é de incríveid 0,3 por assessor/mês. Confesso que acreditar qe um assessor abre apenas 4 contas por anos, é algo inaceitável.
O título do meu e-mail é um pedido para que todos façam uma reflexão de como eram suas vidas de assessor / líder no passado e como ela está agora hoje em dia.
Meu pedido é, literalmente, “back to the basics”. Voltem a fazer aquilo que, realmente, nos fizeram chegar até aqui:
- Líderes dos escritórios focados nas áreas comerciais. Apenas 4 coisas importam em um escritório AAIs (mais clientes, mais AUC, um ROA saudável e NPS alto).
- Intensidade comercial no dia a dia. Todos precisam contatar seus clientes, pelo menos, mensalmente e agendar reuniões com novos prospect. Pelo menos uma nova reunião por dia. Nossa média histórica, são 3 reuniões para uma nova conta, ou seja, 20 reuniões por mês para 6 novos clientes.
- Todos os assessores precisam de objetivos clarosde captação, disciplina para executar seus planos e consistência para entender que os resultados não aparecem do dia pra noite.
- Sangue, suor e lágrimas!! Nosso trabalho não é derivado de inspiração, mas de transpiração. Precisamos de equipes motivadas, com energia alta e que consigam se superar dia após dia.
Como já falamos em momentos anteriores. Todas as crises passam. A pergunta é como passaremos por ela e “surfaremos” o próximo ciclo que em algum momento se iniciará?
Tenho certeza que temos a maior oportunidade embaixo de nossos narizes, só precisamos de atitude para ir buscá-la.
Back to the basics!!!
Estamos juntos para o que precisarem
Abs”
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