As algumas das principais características que precisam ser consideradas na busca de sócios para os negócios são valores e princípios do potencial candidato. A constatação é do empreendedor Alvaro Schocair, CEO da Quebec Impact Assets, holding voltada para área de investimentos.
Palestrante do 2º dia do InvestSmart, o maior evento da área de investimentos do Rio de Janeiro, Schocair falou sobre o tema, pela plataforma virtual, do painel “Empreendedorismo e o poder do equity”.
Ele entende ser fundamental saber escolher e se identificar com o perfil estratégico do sócio para seus negócios. “Se você é uma pessoa que busca o seu melhor, é preciso escolher um sócio que também queira construir o seu melhor. Se você é do tipo que chuta cachorro na rua, você precisa de um sócio que também chuta cachorro na rua”, comparou.
Dividindo o espaço do debate presencialmente, a empreendedora Cris Arcangeli, ex-Shark Tank (traduzindo, Tanque de Tubarões), um reality show de empreendedorismo, concordou sobre a importância da escolha de um sócio com perfil estratégico.
Para ela, essa decisão é mais importante do que escolher um sócio pelo dinheiro que tem. Isso porque, Cris avalia, os sócios trabalhando juntos, de forma estratégica, com os mesmos princípios e valores, poderão obter sucesso nos negócios e, por tabela, alcançar dinheiro.
Já o cofundador da InvestSmart, Bruno Hora, mediou o evento e mencionou a frase popular que “diz que um sócio ruim é pior do que o concorrente”.
O que é empreender?
Em resposta sobre o que seria empreender, Alvaro Schocair resumiu que “empreender é conseguir resolver um problema da sociedade e ser remunerado por tal serviço”.
Enquanto Cris Arcangeli acredita que empreender é transformar uma ideia em realidade. Nesse caso, ela disse que quanto maior “a dor” ou a inovação do negócio maiores são os desafios. “Empreender é transformar dor em solução”.