João Pedro Nascimento tomou posse como presidente da CVM nessa segunda-feira, em cerimônia realizada na sede da Autarquia, no Rio de Janeiro.
A fim de dar continuidade aos projetos e ações em andamento na CVM, João Pedro destaca que fará parte do mandato o Plano de Gestão Estratégico, colocando a instituição como prioridade. “É necessário valorizar o quadro técnico da Autarquia, reconhecidamente capacitado. São eles o coração desse corpo chamado CVM”, ressaltou.
O novo Presidente mirou o futuro ao destacar que, em 2026, o regulador irá comemorar 50 anos e, “para este marco, é fundamental preparar a Autarquia para que esteja firme, forte e ainda mais valorizada”.
“Teremos grandes desafios na agenda sancionadora, regulatória e na pauta desenvolvimentista do mercado de capitais, em linha com a desburocratização que está em curso no ambiente de negócios do Brasil”, completou João Pedro.
Pilares como base para construção de legado na CVM
De acordo com o Presidente da CVM, o Plano se baseia em um tripé, com ações a serem executadas ao longo dos próximos cinco anos.
Os três pilares são:
- Financiamento: o objetivo é repensar o modelo de financiamento da CVM, perpassando por temas como taxa de fiscalização, convênios e fundo patrimonial.
- Pessoas: foco na valorização do corpo funcional da instituição, promovendo ferramentas e condições para desempenharem sua função com ainda mais excelência. Foram apontados: necessidade de concurso público, continuidade da ação de movimentados no regulados (profissionais advindos de outras entidades públicas para força-tarefa) e programa de jovens talentos.
- Tecnologia: tornar a CVM cada vez preparada e equipada para as evoluções tecnológicas, como, por exemplo, por meio de sistemas e ferramentas capazes de monitorar o mercado de capitais, fornecendo indicadores sobre falhas, desvios e disfunções.
“Quando todos discutem FinTechs, EduTech e PropTechs, a CVM tem que ser o Regulador Tech. Se estamos chegando perto dos 50 anos da Autarquia, é preciso pensar em uma ‘CVM Tech Versão 5.0’”.
destacou o Presidente da CVM
Fonte: CVM