Nesta quinta-feira (28), o programa “Foi Assim”, apresentado pelo jornalista Pedro Figueiredo, teve como convidada Juliana Blanco, sócia e diretora de Customer Experience da JB3 Investimentos. No bate-papo, falaram sobre a entrada da profissional no mercado e a importância da área de Customer Experience para um escritório. Outro tema tratado na live foi o programa de formação de assessores de investimento promovido pela JB3.
Juliana vivenciou diversas experiências acadêmicas enquanto se graduava em Direito, mas nunca se identificou com o dia a dia da profissão. Para ela, a faculdade serviu apenas como uma base, pois não era isso que gostaria de fazer pelo restante da carreira. Já apaixonada pelo universo dos investimentos, resolveu entrar de cabeça na área como estagiária na JB3.
“Eu fui bem cara de pau, porque eles não estavam com vaga aberta. Mandei e-mail e me estenderam o braço porque têm essa cultura de ‘precisamos de pessoas boas, a técnica a gente ensina’”, conta.
Antes de chegar à sua área atual, ela passou por diversas funções. Primeiro fez parte do backoffice para entender o mercado financeiro, pois sua graduação não ofereceu essa base. Depois, passou a atender os clientes da área digital que tinham patrimônio mais baixos. Agora, está trabalhando junto ao CEO.
“Não foi de uma hora para a outra. Teve um processo para entender cada setor, e mesmo assim ainda surgem dúvidas. Mas na JB3 temos um time muito capacitado. Qualquer coisa que eu não saiba responder, falo para meu cliente que volto em instantes com a melhor solução”, revela.
Para novos ingressantes na profissão, ela dá a dica: pesquisar para entender esse mercado e como ele funciona na sua região. Além disso, Juliana considera as soft skills mais importantes que conhecimentos técnicos, porque são elas que vão ajudar a construir a relação de confiança com os clientes.
“Quando a gente trabalha com o dinheiro do outro, precisa ter uma relação de confiança. Não tenha pressa para construir isso, não vai ser da noite para o dia”, aconselha.
Customer Experience
Sobre a área de Customer Experience, a convidada explica que é uma área bastante comum no mercado de startups, mas não nas assessorias. Para Juliana, investir no setor faz muito sentido para os escritórios, já que incorporá-lo dá ainda mais qualidade ao serviço oferecido.
“Aqui somos estruturados em áreas. Temos um capitão de renda fixa, outro de previdência… A JB3 oferece esse amparo para que o assessor tenha segurança ao ofertar serviços. Depois, pensamos em formas de nos certificar de que os assessores estão trabalhando no mesmo padrão. Quais as boas práticas podemos aplicar? Quais fluxos e meios de comunicação interna podemos adotar para fazer isso acontecer? Quais treinamentos podemos oferecer?”, explica.
A área de Customer Experience tem muita relação com o novo programa de entrada de novos assessores realizado pela empresa. Essa primeira edição tem como objetivo aumentar a atuação dos ingressantes, mas de uma forma diferente. A equipe busca formar um profissional completo e bem-preparado em todos os sentidos, para que possa representar a empresa e levar um alto padrão de qualidade aos clientes.
O programa tem duração de 4 a 5 semanas e as pessoas são capacitadas em diversos setores por meio de conversas com as equipes, cases de sucesso e falando sobre todas as dificuldades de um assessor. O objetivo é passar para os aprendizes que o papel deles é conectar as dores do cliente com as técnicas que possuem.
“Ter um programa como esse é muito importante na hora do assessor se credenciar em um escritório. É uma maneira dele se sentir preparado para atuar no mercado depois desse período de ‘incubação’”, relata.
O programa “Foi Assim” vai ao ar toda quinta-feira, às 12h, no Instagram da Revista CRC!News falando sobre a estruturação dos escritórios e o mundo da assessoria. A apresentação é do jornalista Pedro Figueiredo.
Texto publicado na edição 45 da revista CRC!News. Acesse e leia as principais notícias do mercado de assessoria de investimentos.