Nesta quinta-feira (14), o programa “Foi Assim”, apresentado pelo jornalista Pedro Figueiredo, teve como convidada Katya Treiger, sócia fundadora da Toth Capital. No bate-papo, falaram sobre os estudos dela na área de psicologia financeira e como o tema impacta indiretamente na vida das pessoas.
Durante o período de restrições, no qual tudo estava sendo feito online, Katya decidiu realizar um curso pela Universidade de Chicago sobre Psicologia, um assunto que sempre a fascinou. Pensando em aplicar os conhecimentos no seu dia a dia, buscou aulas direcionadas ao mercado de capitais. Apesar dos 16 anos na área financeira, ela veio do Direito e considera que estar em contato com estudos relacionados à “Humanas” acrescenta muito em seu trabalho.
“Os estudos relacionados à psicologia financeira são relativamente novos. Até 1970, as pessoas achavam que tudo se resumia a números e atitudes racionais, mas como tempo descobrimos que muitas decisões nossas são baseadas em outras conexões celebrais”, relata.
Como uma das fundadoras da Toth Capital, Katya acaba levando esses conhecimentos para serem trabalhos junto aos clientes do escritório, mostrando aos colaboradores como os estudos em outras áreas acabam contribuindo para o seu relacionamento com o investidor. “Por meio desse tipo de estudo, conseguimos descobrir qual é o tipo de relação que o cliente tem com o dinheiro para sermos mais assertivos.”
A convidada também deixou muito clara sua paixão pelos estudos e como ela incentiva todos ao seu redor a estarem sempre lendo e se aprimorando na profissão. Ela comenta que nem todos têm o hábito de ler, mas se começarem por livros mais leves, sem necessariamente encarar uma tese ou algo muito complexo, vão pegar gosto. Ela cita como exemplo As leis fundamentais da estupidez humana, de Caio Cipolla, obra que está lendo agora. Além de ser mais fino e de fácil compreensão, apresenta algumas ideias interessantes de como a mente influencia na economia do dia a dia.
Ainda falando sobre como é adepta da leitura, ela cita o projeto que realiza junto a outras duas colaboradoras da Toth para levar conhecimento financeiro gratuito para quem precisa. A missão é mostrar que o mercado de investimentos não é apenas para grandes fortunas e que isso pode ajudar no processo de educação financeira do país. “Acreditamos que conhecimento bom é conhecimento compartilhado e, nesse mercado de grandes cifras, temos isso como função social”, conta.
Katya compartilhou ainda a intenção de escrever seu próprio livro e contou ao apresentador que vem trabalhando neste projeto junto com seu orientador, mas ainda não sabe se realmente será possível concretizá-lo.
O programa “Foi Assim” vai ao ar toda quinta-feira, às 12h, no Instagram da Revista CRC!News falando sobre a estruturação dos escritórios e o mundo da assessoria. A apresentação é do jornalista Pedro Figueiredo.
Texto publicado na edição 43 da revista CRC!News. Leia todos os principais destaques do setor aí na edição da semana.