Nesta quinta-feira (11), o programa “Foi Assim”, apresentado pelo jornalista Pedro Figueiredo, recebeu a Kelly Evangelista, fundadora e CEO do Fala Bancário, para debater as técnicas e características que ela ensina aos profissionais da área e como isso pode ser aplicado para o assessor de investimentos.
Especialista em formar bancários de elite, Kelly contou durante a live que seu início de carreira teve muito a ver com sua mãe, também bancária. “Nas décadas de 80 e 90 era muito difícil alguém ter uma mãe que trabalhasse fora e eu tinha esse exemplo. Então, ver a sua independência foi a mola propulsora que me fez ir para o mercado financeiro também”, relembra.
Ela começou sua trajetória aos 18 anos, como estagiária do Banco Santander, onde ficou durante dois anos até ser convidada a entrar no Banco Alfa, mais voltado a investimentos. Lá, cresceu profissionalmente e percebeu algumas características que gostaria de mudar. “Era muito tímida e isso me impedia de crescer. Via meu nome sempre entre os últimos na captação e queria entender por que todos conseguiam e eu não”, conta.
Com uma rotina de metas desgastante e bastante exigente, decidiu mudar sua realidade estudando técnicas de comunicação, vendas, oratória e programação neurolinguística. “Quem tem conhecimento, não tem medo de errar”, avaliou.
A partir daí, sua carreira decolou e ela também começou a atender a área de PJ. Com o tempo, seus clientes começaram a convidá-la a integrar suas equipes, o que a levou a empreender. Assim, saiu do banco e abriu uma consultoria. “Desse modo, poderia atender todos que estavam solicitando e tinha meu próprio negócio. Hoje, faço a estruturação das equipes de vendas e dou cursos com as técnicas que aprendi e desenvolvi”, revela.
Leia mais:
Após sair da EQI, Junior Castro lidera formação de assessores na Allure
K3 enfrenta desafio de formar assessor para o segmento PJ
Kelly ainda destacou a importância do curso de PLR oferecido por sua consultoria. A sigla, que significa planejar, liderar e reavaliar, indica três pontos que ela considera essenciais não só para os banqueiros, como também para os assessores de investimentos. Outros pontos que ela traz no seu método são as habilidades psicológicas para aperfeiçoar as soft skills do profissional. “A técnica por si só não funciona se você não estiver bem consigo mesmo, se não tiver coragem de aplicar. Já foi comprovado que primeiro tomamos a decisão no emocional para só depois justificar com a razão. Precisamos trabalhar gatilhos, storytelling e técnicas de persuasão”, explica.
Como dica, a CEO do Fala Bancário avaliou a importância das redes sociais para a captação de novos clientes. Mas ela alerta que, assim como essas mídias são uma aliada na hora pesquisar sobre seu cliente e “vender” autoridade, elas podem ser uma ferramenta perigosa se expuser demais a vida pessoal. O conselho de Kelly é trabalhar com dois perfis, um pessoal e outro profissional. E ela lembra: “quem não é visto, não é lembrado”.
O programa “Foi Assim” vai ao ar toda quinta-feira, às 12h, no Instagram da Revista CRC!News, falando sobre a estruturação dos escritórios e o mundo da assessoria. A apresentação é do jornalista Pedro Figueiredo.
A próxima live acontece amanhã (24), com Larissa Brito, assessora de investimentos da Norte Invest.
Matéria publicada na edição 48 da revista CRC!News, acesse e leia as principais notícias do setor.