Com foco em temas comportamentais, a fundadora e CEO do Mercado in Foco, Roberta Santoro, deu início à segunda semana de aquecimento da Jornada do Assessor de Sucesso.
O primeiro tema do bate-papo, realizado na noite dessa segunda-feira (18), foi “o poder da comunicação eficaz”.
Para falar sobre o assunto, Santoro dividiu a tela com a Laila Wajntraub, fonoaudióloga, professora de oratória e fundadora do Clube da Fala.
Logo na abertura da Live, a fundadora do Mercado In Foco fez a seguinte provocação: “Por qual motivo a comunicação tem sido tão exigida ultimamente e tão bem explorada no nosso meio? Será que é porque vivemos na era da informação e tecnologia?”, completando com uma fala sobre a importância da comunicação em alto nível para um bom desempenho profissional e pessoal.
Laila ressalta que boa oratória e boas habilidades de comunicação não são dons, estão muito mais ligados à prática e treinos que passam, inclusive, pela superação da vergonha de falar em público e superação da timidez.
“Todo dia é dia de evoluir e melhorar. Nada é tão bom que não possa ser melhorado”, diz a fonoaudióloga. “O bloqueio de falar em público é um dos maiores medos da humanidade, segundo muitas pesquisas. Isso acontece por medo de rejeição. Primeiramente, nós não somos treinados para nos expor na nossa formação acadêmica. Sempre é valendo nota, algo técnico, ninguém nos ensina como fazer”, completa Laila.
A profissional lembra que mesmo profissionais com maior nível acadêmico como mestres e doutores têm grandes dificuldades de se expressar em público. Ela cita como exemplos casos de pessoas que em situações de exposição chegam a recorrer a substâncias que alteram os sentidos como álcool ou benzodiazepínicos, como o rivotril.
Esse tipo de trava pode ser prejudicial nas mais diversas situações como apresentações ou na hora de fazer networking. Laila é taxativa, porém, sobre a melhor maneira de superar o bloqueio: “Enfrentando! Não tem escapatória”, afirma a professora.
Para isso, ela sugere que os profissionais não se comparem a outras pessoas e olhem para a evolução pessoal na comunicação.
A segunda dica é o autoconhecimento, “É imprescindível, para ter uma comunicação mais eficaz, se sentir seguro. Muitas de nossas crenças limitantes foram criadas no passado, na primeira infância, na adolescência, quando você teve que se expor e não se saiu bem, alguém chamou sua atenção “, completou.
“O medo é instintivo, ele vai se apresentar no momento em que você se sente fora da sua zona de conforto. E se você não se conhecer, possivelmente vai perder o controle”, disse Roberta, sobre a importância da prática para dominar situações de nervosismo. “Eu aprendi a focar na mensagem”, completa a especialista.
Durante toda a semana, Santoro recebe outros profissionais para conversar sobre temas importantes para um profissional completo no aquecimento da Jornada do Assessor de Sucesso. Nesta terça-feira Cris Benassi e Raphael Mello são os convidados que fala sobre o poder do Rapport nas negociações. As lives são transmitidas pelo perfil de Roberta na Instagram (@robertasantoromercado), sempre às 20h.