Em nota divulgada nesta quinta-feira no O Globo, o jornalista Lauro Jardim destaca mensagem enviada pelo fundador da XP, Guilherme Benchimol, aos assessores de investimentos da empresa.
Confira a íntegra da nota da coluna do jornalista.
Guilherme Benchimol, fundador e controlador da XP, resolveu nesta semana dar uma chacoalhada na turma. Enviou uma mensagem aos agentes autônomos (hoje também chamados de assessores de investimentos) “para compartilhar um insight” que, na verdade, é um chamamento para que a XP entregue resultados melhores.
Disse que “o sucesso nos fez perder (…) um pouco da humildade”. E que “alguns grandes líderes se transformaram em burocratas, que times comerciais se transformaram em analistas políticos, e que o “caldeirão comercial” de antes da pandemia, agora são cemitérios sombrios”. E reclamou que alguns assessores econômicos abandonaram “seus clientes que tanto confiaram em nós”:
“Vejo também um conformismo muito grande. Será que perderam a vontade de continuar vencendo e avançando?”
Em outro trecho do e-mail, Benchimol, ressalta que a a XP é “a minha vida” e relata o seu desgosto pelo desempenho da turma:
“Atualmente, a média de abertura de conta com investimento superior a R$ 300 mil é de, incríveis, 0.3 por assessor/mês. Confesso que acreditar que um assessor abre apenas 4 contas por ano, é algo inaceitável”.
No final, Benchimol conclama os assessores a irem à luta:
“Meu pedido é, literalmente, back to the basics. Voltem a fazer aquilo que realmente nos fez chegar até aqui”.
E, em seguida elenca quatro pontos para isso. Que vão desde ter “pelo menos uma nova reunião por dia com clientes” até ter “objetivos claros de captação e disciplina para executar seus planos”.
Leia também
CRC!News promove série sobre o novo Marco da Assessoria de Investimentos
Investidor diz ter sido conduzido ao erro por assessor de investimentos