Juliana Caveiro recebeu na última quarta-feira (14) o sócio-fundador e CEO do Eu Me Banco, Fabio Louzada. O programa tratou sobre os desafios da formação de assessores de investimentos e especialistas na área de finanças.
No mercado desde os 18 anos, Fabio começou sua carreira em um banco, onde trabalhou por sete anos. Passou por instituições como Bradesco, Santander, Citi e Itaú.
Fabio relembra que há alguns anos a XP iniciou um movimento que levou os bancários que atuam diretamente com os clientes a saber mais sobre investimentos. “Via um mercado que só falava de certificação. Cheguei a ser o profissional com mais certificações no Brasil, mas o diferencial era a prática, as people skills”, conta.
Foi então, que em 2018, Fabio criou seu morning call para especialistas em investimentos no ambiente digital. Para isso, o especialista acordava por volta de 4h da manhã para pesquisar os temas. “Coloquei na rede social que a partir do dia seguinte faria o morning call”, conta. Durante 450 dias úteis consecutivos o bancário levou o “Acorda Mercado” para seus seguidores.
O passo seguinte era falar sobre a prática. Fabio resolveu, então, criar uma escola para transmitir seus conhecimentos. Junto com ele nessa trajetória vieram dois outros bancários e seu pai, que seria responsável pelo setor financeiro da escola e do escritório que os especialistas planejavam abrir. Mais tarde, a esposa de Fabio se uniu ao time. Para atrair alunos, a escola começou a dar certificações gratuitamente.
Leia mais
De atletas a novela: mercado financeiro recorre a embaixadores para personificar marcas
Empiricus quer formar “exército de assessores” e aposta em contratação CLT
‘Macarena’ na TV e influenciadores nas redes, Genial quer mostrar ‘investir é para todos’
Para ele, um assessor completo precisa de quatro pilares bem fundamentados: certificações, habilidade comercial, conhecimento técnico e networking. No programa “Advisor de Alta Performance”, o PAAP, o aluno recebe um treinamento intensivo durante dois meses, aliado a mais dez meses de comitês com aulas práticas, que incluem aspectos técnicos, oficinas de inteligência semanal e soft skills. Os participantes recebem também o apoio de três mentores individuais. “Nosso objetivo é que o aluno seja empregado”, explica.
O CEO afirma que é necessário fazer com que a sociedade entenda de fato o papel do assessor. “É o médico das finanças”, compara. Fabio estima que nos próximos anos o mercado deve receber mais de 20 mil profissionais. “O assessor deve ser o maior influenciador desse setor”, explica sobre a importância da disseminação de informação para o crescimento.
O CRC!News Talks é um programa semanal transmitido no perfil da revista no Instagram (@crc.news). As lives acontecem todas às quartas-feiras, com apresentação de Juliana Caveiro.
Texto publicado na edição 52 da revista CRC!News, acesse e leia a edição completa.