A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançou hoje pesquisa com foco no processo de transferência de custódia de investimentos, que atualmente é um procedimento solicitado pelo investidor à corretora a qual possui uma conta, quando deseja migrar seus investidos para uma outra, por diversas razões.
A iniciativa é realizada pela Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos (ASA) e tem como objetivo entender, sob o ponto de vista do investidor, a sua experiência com o serviço prestado, e possíveis caminhos para aprimorá-lo.
A pesquisa subsidiará um estudo de Análise de Impacto Regulatório, que está sendo conduzido pela área técnica.
“O questionário é simples, direto e rápido, levando no máximo 5 minutos. Ele visa nos permitir ter uma visão mais profunda sobre a experiência dos investidores com esse serviço prestado. É pouco tempo para quem responderá, mas altamente valioso para nossa análise”, destaca Karl Pettersson, analista da ASA/CVM.
Em conversa com a CRC!News, o superintendente da Associação Brasileira de Agentes Autônomos (ABAAI) considerou a medida como positivo.
“A ABAAI recebeu com bons olhos a iniciativa da CVM de realizar a pesquisa sobre transferência de custódia de investimentos junto a investidores para subsidiar os estudos que serão realizadas pelo ASA, destacou o dirigente. “A portabilidade dos investimentos é uma das pautas que a ABAAI defende entendendo que essa deveria ter padronizações e menos barreiras por parte das corretoras, que deveriam facilitar o processo aos investidores na saída, na mesma medida de quando abrem uma conta”, concluiu.
Com informações da CVM.