Com o objetivo de conscientizar os investidores a respeito de risco e minimizar perdas no day trade por fatores emocionais, a Ativa Investimentos lançou na última semana o Sistema de Gerenciamento de Risco Avançado. A ferramenta está disponível no marketplace da corretora e limita que o cliente continue a operar após atingir determinado limite de ganho ou de perda em um mesmo dia.
Com muitos anos de mercado financeiro, Rodrigo Régis, head de Serviços Financeiros da corretora, já atendeu players importantes do mercado, como Morgan Stanley e JP Morgan. e viu de perto o comportamento de traders importantes bem como sua atitude em relação a risco. “O mercado brasileiro de hoje equivale ao dos Estados Unidos nos anos 1990, quando houve queda de inflação, juros baixos e a bolsa passou a ser uma opção real. Tivemos uma explosão de influenciadores e pessoas ensinando, o que é muito saudável por um lado”, conta o especialista.
Porém, todos esses acontecimentos levaram o time da corretora a se questionar sobre a qualidade do conteúdo transmitido. Rodrigo considera que a fase em que o trader tinha que aprender o que é bolsa e as plataformas passou. Nesse momento, o mercado está preocupado com outras questões, e o risco é uma delas. “Vejo pouco isso, porque às vezes você tem que levar a má notícia, falar que a pessoa está errada”, explica.
“Entendemos que agora começa uma nova fase do mercado financeiro. Estamos no momento de tratar do lado emocional, pois 95% dos day traders perdem dinheiro por conta disso. Quando está perdendo, quer recuperar. Quando está ganhando, sente que vira um gênio”, explica Rodrigo. A partir dessa percepção, o time pensou em fazer algo para dar maior suporte aos investidores. “Entendemos a partir de conversas e pesquisas que, se criássemos uma ferramenta pré-determinando quanto ele vai ganhar ou perder no dia e aquilo não pudesse ser mudado, ajudaria no médio prazo”, completa.
Basicamente, o sistema funciona a partir de uma quantidade que o trader está disposto a perder — na segunda versão será possível indicar também quanto quer ganhar. Ao atingir esse número, o investidor não consegue operar novamente naquele dia. A única maneira de fazer novos trades é ligando para a corretora. “Tem um efeito emocional. Antes de ligar, ele vai refletir sobre o motivo de ter contratado o pacote”, diz, acrescentando que a taxa de zeragem também foi extinta.
O sistema passou por um teste com clientes selecionados, além de contar com o auxílio de Igor Rodrigues, da MagoLab, no desenvolvimento. Com a recepção positiva, a expectativa do lançamento para o público geral fez com que diversos interessados abrissem contas na corretora. Na semana anterior ao lançamento, havia uma fila de 4 mil pessoas para contratar.
Rodrigo entende que o passo dado pela Ativa deve ser acompanhado por outras empresas do setor, mas a empresa sai na frente graças à iniciativa de lançar uma plataforma que se preocupa com o fator emocional do trader.
Texto publicado na edição 57 da revista CRC!News, acesse e leia a edição completa.
Leia mais
Comunidade Planejar: Percepção de riscos pessoais na vida financeira
Assessor, ajude seu cliente a não cair em ciladas
Novo produto, Certificados de Recebíveis traz oportunidade para empresas