Considerado como um passo dentro da trilha dos escritórios de investimentos que estão em expansão, a estruturação de gestoras de recursos tem ganhado espaço dentro do ecossistema do setor. Também conhecidas como asset management – gestão de ativos – as gestoras de investimentos atuam no mercado financeiro administrando o patrimônio das pessoas.
Em busca de uma escalada na oferta de produtos e de uma gestão personalizada para os clientes “high ticket”, atualmente, a iniciativa não tem se restringido apenas à grandes instituições financeiras. Prova disso está nos números.
Pegando como referência o ranking de Gestores de Fundos de Investimento da Anbima podemos perceber que de dezembro de 2016 até setembro de 2021 (último dado disponível) houve um crescimento de 45,5% no número de gestoras de recursos. Atualmente, existem cerca de 770 em operação no país.
Dentro desse universo são consideradas instituições financeiras e assets que possuem fundos de investimento cadastrados na base de dados da Anbima. Esse número também tem como referência a tabela em que a entidade elenca o patrimônio líquido total sob a gestão de cada participante. Nos critérios estabelecidos pela Anbima para a elaboração do ranking, são contabilizados somente fundos de investimento (FI). Os fundos de investimento em cotas (FIC) não são contabilizados.
Flávio Riva, especialista e sócio da Mestra Consultoria, destaca que as margens de lucros advindas das taxas de administração e performance são grandes atrativos para os profissionais que atuam no setor.
“De fato, gestoras de recursos têm se mostrado um grande negócio. O gestor possui muito mais autonomia que um AAI, não só na gestão de fundos, mas também de carteiras administradas. Não são raros os clientes que possuem tanta
confiança no profissional que certamente deixaria sua carteira para ser administrada por ele, sem a necessidade de emitir ordens ou mesmo aceitá-las por
e-mails e aplicativos no formato de push”, destacou Riva em entrevista à CRC!News.
Confira a íntegra na revista CRC!News desta semana.