Dentro dos escritórios de agentes autônomos de investimentos há um serviço chamado de Mesa de Operações, que muitas vezes é confundido com o home broker, disponível nas corretoras. A Mesa é uma plataforma disponibilizada pelas instituições financeiras para a negociação de ativos dos clientes. A principal diferença para o home broker é que a mesa é operada por profissionais especializados. Além de gerenciar e emitir as ordens de compra e venda de ativos que recebem dos clientes, a profissão auxilia os clientes na estruturação de operações, na observação de oportunidades e na assessoria de investimentos e aplicação de recursos. Para desempenhar o cargo, o profissional precisa ter a certificação da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, a Ancord.
Cada operador costuma ser especializado em trabalhar apenas em um segmento do mercado. Ou seja, normalmente existem profissionais específicos para operar em produtos como renda fixa, câmbio, renda fixa, renda variável e commodities.
As negociações nas mesas de operações são categorizadas de acordo com a classe dos ativos. Os processos mais comuns são: Mesa de renda fixa, negociam títulos públicos, privados e ativos de renda fixa; Mesa de renda variável: negociam os produtos da bolsa de valores, como ações e opções; Mesas de commodities: negociam derivativos lastreados em bens físicos, como ouro, café e petróleo; Mesas cambiais, negociam operações de ativos ligados a moedas e câmbio.
Com a demanda por investimentos financeiros mais personalizados, as assessorias foram desafiadas a se especializarem no mercado de Renda Variável, em operações de Bolsas de Valores. Este crescimento nos últimos anos, se deve principalmente por alguns fatores, como a menor taxa de juros da história e a maior educação financeira no Brasil.